header top bar

section content

VÍDEO: Documentário exclusivo mostra trajetória do Monsenhor Gualberto na missão de evangelizar e educar

Produzido pela TV Diário do Sertão, o documentário mergulha na história de missão religiosa e educacional do Monsenhor que fez história na região de Cajazeiras

Por Jocivan Pinheiro

14/10/2021 às 20h45 • atualizado em 17/10/2021 às 19h56

Estará disponível a partir das 21h, no YouTube da TV Diário do Sertão, um documentário especial sobre a vida do Monsenhor Gualberto, uma das figuras religiosas históricas mais importantes de Cajazeiras e do Alto Sertão paraibano. O documentário faz parte das celebrações do centenário de nascimento do cônego.

Produzido pela TV Diário do Sertão com colaboração do padre Francivaldo Albuquerque, que é autor da pesquisa biográfica, o documentário mergulha na história de missão religiosa e educacional do Monsenhor Gualberto, com um resgaste da sua infância e dos seus últimos momentos antes de falecer em 2007.

História

Luiz Gualberto de Andrade é filho de José Gualberto de Andrade e Francisca Romana de Andrade, (Dona Chimana). Nasceu em 14 de outubro de 1921, no sítio Várzea da Cacimba, à época, município de Uiraúna, Sertão da Paraíba.
Posteriormente, com a ação do padre Antônio Duarte, a comunidade se transformou em distrito, e em 1994 foi elevada à categoria de município.

Luiz Gualberto desde garoto demonstrava sinais da sua vocação, tendo como primeiro professor, seu pai, e obteve as primeiras noções do latim, língua oficial da igreja na época. Com 16 anos ingressou no seminário Arquidiocesano de João Pessoa onde curso filosofia e teologia.

Foi ordenado sacerdote em 04 de dezembro de 1949 na paróquia Nossa Senhora da Guia na cidade de Patos, por imposição das mãos do bispo de Cajazeiras Dom Luiz do Amaral Mousinho. No dia 13 de dezembro 1949, presidiu sua primeira missa solene na Matriz da Sagrada Famíla na sua terra natal, Uiraúna.

A primeira cidade em que exerceu o ministério sacerdotal foi Patos, onde foi ordenado e ocupou o cargo de vigário cooperador nos anos de 1950 e 1951. Em 1952 foi designado vigário cooperador de Itaporanga, onde permaneceu até 1954, sendo promovido pároco de mesma cidade até o ano de 1955.

Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Em 30 de janeiro de 1955 foi nomeado pelo bispo diocesano Dom Zacarias Rolim de Moura como o primeiro reitor do Seminário Nossa Senhora da Assunção na cidade de Cajazeiras. Em 1956 assumiu a paróquia de São José de Piranhas como vigário ecônomo. No período de 1959 a 1967 exerceu o magistério, sendo professor e diretor de colégios em Pombal, ao mesmo tempo também era o capelão do hospital e maternidade Sinhá Carneiro.

No ano de 1968 assumiu a direção do renomado colégio Lyceu Paraibano em João Pessoa e retornando à Cajazeiras no mesmo ano para assumir como pároco da Catedral Nossa Senhora da Piedade e Cura da Sé até 1976. Sendo que no mesmo período, designado por Dom Zacarias, foi diretor do colégio diocesano Padre Rolim, da Faculdade FAFIC e do colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Visionário na educação, lutou pela instalação do campus V da Universidade Federal da Paraíba onde fora nomeado como o primeiro reitor no ano de 1975, cujo mandato se extendeu até 1980.

Monsenhor Gualberto faleceu no dia 23 de junho de 2007 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospial Regional de Cajazeiras, aos 86 anos.

“Ele consagrou toda sua vida e a vida toda na missão de evangelizar e educar. Essa homenagem pretende perenizar no coração da história de Cajazeiras a vida daquele que, depois do Padre Rolim, foi o maior educador do Sertão”, ressaltou padre Francivaldo Albuquerque.

O DOCUMENTÁRIO ESPECIAL EM ÁUDIO

O centenário do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade também contou com um documentário especial em áudio. No dia 14 de outubro, um programa especial de rádio marcou as celebrações do centenário de nascimento do imortal apresentado pelo padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque, disponível nas plataformas de áudio do Sistema Diário de Comunicação.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: