VÍDEO: Sem preservação, sítios paleontológicos nas regiões de Cajazeiras e Sousa sofrem com vandalismos

De acordo com o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, as cidades de São João do Rio do Peixe e Sousa abrigam cada uma dois sítios paleontológicos que registram a história dos antepassados

Por José Dias Neto

03/09/2021 às 18h37 • atualizado em 03/09/2021 às 21h56

Uma equipe de professores do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), visitou esta semana sítios paleontológicos nas cidades de Sousa e São João do Rio do Peixe no sertão da Paraíba para constatar a situação que as descobertas históricas sofrem com a ação do homem e da natureza com o passar dos anos.

Ao Diário do Sertão, o professor e coordenador da pesquisa, Juvandi de Souza destacou a importância dos locais para a preservação da história.

VEJA MAIS:

Pesquisador encontra osso fossilizado no Vale dos Dinossauros e descobre cinco pegadas na região de Cajazeiras

‘’Nós começamos a desenvolver pesquisas na região da bacia do Rio do Peixe que envolve vários municípios. Um dos principais objetivos é revisitar os sítios paleontológicos já conhecidos pelos pesquisadores’’, disse.

Diversidade e importantes ocorrências arqueológicas no Sertão da Paraíba. Foto: Divulgação / UEPB

De acordo com o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, as cidades de São João do Rio do peixe e Sousa abrigam cada uma dois sítios paleontológicos que registram a história dos antepassados. Mas segundo o professor Juvandi de Souza os locais além da degradação natural com o passar dos anos, sofre com a falta de preservação.

‘’Comparamos através de registros fotográficos essas situações e constatamos a ação da natureza que é normal, mas nossa maior preocupação recai na ação humana. Nós identificamos atos de vandalismo. Fogueiras acessas perto dos iconofósseis, carros que passam em cima e lixo. As pessoas vão pra esse local e acabam deixando ali os seus resíduos sólidos’’, afirmou.

Diversidade e importantes ocorrências paleontológicos no Sertão da Paraíba. Foto: Divulgação / UEPB