header top bar

section content

VÍDEO: Professor revela fatos históricos impactantes sobre escravidão na região do Vale do Rio do Peixe

O livro “Senhores e Escravos do Sertão da Paraíba (1850-1888)” traz relatos fortes de espancamentos até a morte de escravos e de mulheres negras que eram obrigadas a abortar seus filhos

Por Caliel Conradho

01/09/2021 às 17h07 • atualizado em 01/09/2021 às 17h15

Neste sábado (04), acontecerá o lançamento do livro “Senhores e Escravos do Sertão da Paraíba (1850-1888)”, do professor e mestre Wlisses Estrela, pela Editora Nativa, do NUPEHL (Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Em entrevista ao Diário News, o historiador falou que as fontes de pesquisa para escrever o livro foram adquiridas nos fóruns, cartórios e igrejas. Quase 300 inventários foram estudados minuciosamente em São João do Rio do Peixe.

Wlisses relatou as dificuldades em sua pesquisa, dentre elas a complexidade em interpretar a caligrafia da época, além dos livros e documentos que estavam deteriorados pelo tempo.

Para o professor, a história que mais impulsionou a criação do livro foi um processo criminal de quase 400 páginas do Sítio Livramento, mais precisamente da Casa Grande no Recreio, onde ao senhores da época cometeram vários crimes contra seus escravos.

VEJA TAMBÉM

Professor lança livro que analisa relações sociais na época da escravidão na região do Rio do Peixe

Wlisses Estrela lança novo livro online (Fotos: Divulgação)

Entre os crimes e abusos, estavam relatos de espancamentos de escravos até a morte e as mulheres negras que engravidavam eram forçadas a abortarem seus filhos.

“Tem duas histórias que me chocaram bastante, a do escravo Miguel, que foi acoitado até a morte e os seus senhores simularam que teria sido suicídio, e da escrava Lúcia, que foi surrada até a quase morte”, destacou Wlisses Estrela.

O lançamento virtual será no próximo sábado (04), às 19:30, pelo canal do YouTube da Editora Nativa. O lançamento da obra impressa será em outubro na semana do município de São João do Rio do Peixe, com data a ser confirmada.

Neste primeiro momento, o lançamento será em forma de e-book e a venda estará disponível no site www.editoranativa.com.br/publicacoes

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: