VÍDEO: Prefeitura de Pombal desaloja grupo cultural e é denunciada por colocar acervo histórico no lixo
Seguimento cultural de Pombal acionou o Ministério Público para que o órgão denuncie o prefeito por crime contra a memória e o patrimônio da cidade
Repercute em Pombal, no Sertão paraibano, a decisão do prefeito Abmael de Sousa Lacerda (Dr. Verissinho, MDB) de mandar retirar parte dos trilhos e dos equipamentos da antiga estação ferroviária e também jogar no lixo os mobiliários, ferramentas e um acervo cultural que era mantido na garagem do local. O seguimento cultural de Pombal acionou o Ministério Público para que o órgão denuncie o prefeito por crime contra a memória e o patrimônio da cidade.
A Força-Tarefa do Patrimônio Cultural (FTPC) do Ministério Público de Contas da Paraíba pediu à Justiça que conceda medida cautelar contra o prefeito para que ele não realize qualquer tipo de intervenção no conjunto ferroviário e ainda garanta a guarda e conservação de parte dos trilhos e madeiras retirados.
Conforme o documento, a estação ferroviária é tombada pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba). Portanto, a ação denunciada pelos moradores representa sérios riscos ao patrimônio arquitetônico protegido da cidade.
VEJA MAIS: Prefeito de Pombal para carro no meio da rua e bate boca com outro motorista
O prefeito Dr. Verissinho alega que tem respaldo legal para realizar intervenções no local porque, segundo ele, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) concedeu à Prefeitura de Pombal o direito de utilizar o espaço da estação por 20 anos e essa concessão está autorizada pela Justiça Federal através da Comarca do município de Sousa.
Segundo o prefeito, a intenção com a retirada dos trilhos, dos equipamentos e do acervo é melhorar a mobilidade dos pedestres que utilizam o local para praticar exercícios físicos e também instalar um centro comunitário no prédio.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário