header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito de Ipaumirim-CE esclarece caso de idosa com câncer que não ficou internada no hospital

José Geraldo defendeu a postura do médico e disse que ele cumpriu corretamente o protocolo de proteção da paciente

Por Jocivan Pinheiro

01/06/2020 às 22h03 • atualizado em 01/06/2020 às 22h10

O prefeito de Ipaumirim-CE, José Geraldo dos Santos, deu a versão do médico acusado de ter negado atendimento a uma idosa portadora de câncer no Hospital Municipal. O prefeito defendeu a postura do médico e explicou que, na verdade, o profissional de saúde cumpriu corretamente um protocolo de proteção de pacientes com imunidade baixa, como é o caso da idosa.

José Geraldo disse que os médicos normalmente buscam evitar que pessoas com baixa imunidade corram risco de contrair algum vírus ou infecção hospitalar, e que esse protocolo está ainda mais rígido nesse período de pandemia do novo coronavírus. Por isso o médico teria aconselhado que a idosa fosse para casa para receber atendimento em domicílio, a fim de não colocar a saúde dela ainda mais em risco.

Ainda segundo o prefeito, a filha da idosa insistiu na internação dela, por isso o médico propôs que ela assinasse um termo de responsabilidade, porém a jovem se negou. “Nessas condições a filha preferiu tirar a mãe e levar para casa”, disse o prefeito.

VEJA TAMBÉM

Após o caso da idosa de Ipaumirim-CE, vereador propõe formar comissão para atender em domicílio

A idosa acabou tomando medicação em casa

José Geraldo acha que a repercussão do caso tem uma faceta política: “Essa questão de proteger os pacientes com deficiência de imunidade não é de hoje. Mas eu estou achando que está havendo um olhar político nessa situação”.

O prefeito aproveitou para esclarecer que atualmente Ipaumirim não conta com três médicos do município porque eles estão afastados por causa de protocolos da pandemia.

“Mesmo assim a gente fica buscando os médicos para suprir essas faltas. Mas a falta de médicos não é só em Ipaumirim, não é só no Brasil, é em todo canto onde a pandemia está atuante”.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: