header top bar

section content

VÍDEO: Socióloga diz que números do coronavírus nos bairros de Cajazeiras mostram desigualdade social

Ela ressalta que o isolamento social em bairros muito pobres não surte o mesmo efeito porque a maioria das residências é pequena e comporta famílias numerosas

Por Jocivan Pinheiro

29/05/2020 às 16h05 • atualizado em 29/05/2020 às 16h09

Para a professora e socióloga Mariana Moreia, os números de casos confirmados de Covid-19 em cada bairro de Cajazeiras comprovam a desigualdade social que existe na cidade.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, o bairro São Francisco, na Zona Sul, considerado o mais carente da cidade, lidera em número de casos, com 14. Em seguida vem o grande Centro com 12 e o Alto da Bela Vista com 7.

Completam a tabela: Capoeiras (5), Por do Sol (4), Jardim Primavera (3); Casas Populares, Santa Cecília, distrito de Engenheiro Avidos, Sol Nascente, Esperança, Jardim Adalgisa e Jardim Oásis (2); Remédios, Ipep, Fátima Santos, Jardim Soledade, Cristal 2, Altiplano, Residencial e Pio X (1).

“É claro que o vírus não seleciona, ele atinge a todos. Mas a forma da transmissão, aí sim tem todo esse componente social, cultural, econômico”, destaca Mariana Moreira.

VEJA TAMBÉM

Sobe para 80 os casos de Covid-19 em Cajazeiras, e três crianças estão no boletim desta quinta

A socióloga ressalta ainda que o isolamento social em bairros muito pobres não surte o mesmo efeito porque a maioria das residências é pequena e comporta famílias numerosas.

“A pandemia da Covid-19 escancara, não só no Brasil, mas em todo o mundo, a violenta desigualdade social. E quanto mais os governos são aguerridos nessa defesa de que a vida tem menos importância do que um comércio que pode fechar, do que um empresário que pode quebrar, mais cresce, porque não é o dono do comércio que vai estar lá no balcão atendendo a população, é o trabalhador”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: