VÍDEO: médico ensina manobras de desengasgo após morte de bebê de quatro meses em Sousa
Segundo o médico, essa manobra é importantíssima e salva vidas mas deve ser feita imediatamente após perceber que o bebê parou de respirar
Um bebê de quatro meses morreu na noite desta segunda-feira (12) no Hospital Infantil na cidade de Patos, Sertão da Paraíba. A criança que mora no Alto Capanema em Sousa, se engasgou no momento em que estava se alimentando na manhã deste domingo (10).
Segundo familiares, a mãe estava alimentando o bebê quando percebeu que ele se engasgou, desesperada ela viu que o filho não estava mais respirando e o colocou em um carro e levou até a base do SAMU Regional de Sousa.
Chegando no SAMU, a mãe entrou correndo na base com o filho desacordado nos braços. O médico regulador, Daniel Martins, rapidamente pegou a criança e logo deu início as manobras de desengasgo:
“Ela chegou sem respirar, em parada cardiorrespiratória, roxa e com sinais de hipóxia que é a falta de oxigênio dentro da caixa craniana, do organismo da criança”, disse o médico.
Por conta do tempo que o bebê ficou engasgado ele broncoaspirou, ou seja, o alimento foi para o pulmão. A criança chegou a ser internada no setor infantil do Hospital Regional de Sousa, e em seguida foi transferida para o Hospital Infantil em Patos, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e veio a falecer.
Como fazer a manobra?
Em entrevista ao Diário do Sertão, o médico Daniel Martins, falou como realizar a manobra de desengasgo de um bebe e além disso como devem ser feitas as compressões torácicas caso a criança esteja desacordada.
Manobra salva vidas
Segundo o médico, essa manobra é importantíssima e salva vidas, mas é importante que seja feita imediatamente após perceber que o bebê está desacordado. Enquanto uma pessoa realiza as manobras, outra liga para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Essa manobra deve ser feita até a criança desengasgar e ter a sua respiração normalmente, mas pode ser que ela não volte, por isso a importância de ligar para o SAMU para que a equipe chegue ao local o mais rápido possível”, finalizou Daniel.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário