header top bar

section content

Açudes da região de Cajazeiras voltam a reduzir seus volumes por causa da evaporação; confira os dados

Municípios do Alto Sertão não têm registrado chuvas frequentes e fortes suficiente para aumentar os volumes dos açudes que abastecem pessoas, animais e irrigam plantações

Por Jocivan Pinheiro

19/11/2019 às 15h15 • atualizado em 19/11/2019 às 15h19

Açude Engenheiro Avidos, em Cajazeiras (Foto: Beto Silva/TV Paraíba/Arquivo)

A estiagem voltou a castigar o Sertão paraibano neste período de fim de ano. Os municípios da região, sobretudo no extremo (Alto Sertão), não têm registrado chuvas frequentes e fortes suficiente para aumentar os volumes dos açudes que abastecem pessoas, animais e irrigam plantações.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), até maio deste ano vários municípios sertanejos registraram ótimos volumes de chuvas, a exemplo de Jericó, Teixeira, Cajazeiras, Emas, Diamante, Santa Terezinha, Mato Grosso, Lagoa, Serra Grande e Sousa. No entanto, a partir de então as chuvas cessaram e o que se vê agora é a típica paisagem da seca.

VEJA TAMBÉM

‘Profeta da chuva’ revela previsão para o inverno no Sertão da Paraíba: “Serão 9 meses de chuva”

Por causa da estiagem, os reservatórios naturais sofrem com a evaporação. O açude Engenheiro Avidos, que abastece a região de Cajazeiras, está com apenas 16,57% da sua capacidade máxima.

Lagoa do Arroz, que também abastece a região de Cajazeiras, está em situação pior com 10,47% de sua capacidade. Os dados são atualizados pela Aesa.

A previsão para os próximos dias no Alto Sertão, segundo a Aesa, é de que o tempo permaneça com poucas nuvens, favorecendo registros de altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. Mínima de 23º e máxima de 37º.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: