header top bar

section content

VÍDEO: Preocupado com incêndios em Cajazeiras, chefe dos Bombeiros alerta sobre limpar terreno com fogo

Comandante explica que, apesar de a estiagem aumentar risco de fogo, os incêndios ocorrem, na maioria dos casos, pela ação negligente do ser humano

Por Jocivan Pinheiro

12/11/2019 às 19h53 • atualizado em 13/11/2019 às 08h25

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, tenente coronel Edênio Mendes, está preocupado com o alto índice de incêndios em vegetação que estão sendo registrados nos últimos dias na região de Cajazeiras.

O comandante explica que, apesar de o período de estiagem aumentar o risco de surgir fogo na mata por causa do calor, os incêndios ocorrem, na grande maioria dos casos, pela ação negligente do ser humano.

Muitas vezes perde-se o controle das chamas quando pessoas estão limpando terrenos usando fogo, o que popularmente é chamado de ‘brocagem’.

“A queima sem autorização é crime. Em mais de 90% ocorre pela intenção humana. É interessante que a população tenha orientação em relação a esses pontos, evitar a queima. Às vezes não é intencional, como jogar uma piola de cigarro que pode se transformar num grande incêndio”.

VEJA TAMBÉM Incêndio destrói 200 pés de coco em Sousa: “Deus vai julgar”, diz comerciante

A alta demanda de atendimentos a ocorrências de incêndios na região faz com que algumas equipes tratem casos de acordo com cada necessidade. Os mais perigosos são atendidos primeiro, pois exigem prioridade.

“Estamos tendo diversas ocorrências ao mesmo tempo, então temos que dar algumas prioridades. Temos que fazer nosso serviço da melhor forma possível. Mas quando tem incidências ao mesmo tempo, temos que distribuir nosso efetivo de modo a garantir que todas as ocorrências sejam atendidas”.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: