Luta por UEPB no Sertão da Paraíba gera conflito entre cidades e até protesto; estudantes são barrados
O motivo do conflito foi o agendamento de uma Audiência Pública para acontecer às 14h30min na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa.
A luta por um Campus da Universidade Estadual da Paraíba no Vale do Piancó gerou conflito entre as cidades de Itaporanga e Piancó, e até protesto nesta segunda-feira (14). Há anos que estudantes, professores e a classe política lutam pela instalação de UEPB na região.
VEJA MAIS: Deputado promete lutar por Hospital de Trauma, campus da UEPB e transposição no Vale do Piancó
Em 2013, a Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó (Avevap) levantou a bandeira e também buscou junto ao Governo do Estado a implantação, porém sempre foi infrutífera a campanha.
Nos últimos meses, a bandeira que estava guardada, foi novamente levantada, desta vez por vereadores das cidades de Piancó e Santana dos Garrotes, que percorreram pelas Câmaras Municipais em busca de apoio para buscar a implantação da UEPB junto ao Governador João Azevedo.
O motivo do conflito foi o agendamento de uma Audiência Pública para acontecer às 14h30min na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa. A articulação foi do Deputado Taciano Diniz (Avante), que busca musculatura para essa luta, e quando uma caravana de estudantes itaporanguenses seguia para a capital, por volta das 6h da manhã, a surpresa surgiu: um protesto bloqueou a Rodovia Federal BR-361 impedindo a passagem dos estudantes.
De acordo com as informações do Portal DiamanteOnline, o ônibus de Itaporanga que foi impedido de seguir viagem, retornou e teve que optar por uma estrada alternativa que liga Coremas a Patos.
No protesto em Piancó, faixas e cartazes sinalizavam o motivo do bloqueio. Eles acreditam que a audiência desta segunda-feira, sirva para buscar que a instalação da Universidade seja em Itaporanga.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário