VÍDEO: Em Cajazeiras, autor de “Nordeste Independente” diz que nordestino é tratado ‘a nível de barata’
Poeta repentista Ivanildo Vila Nova se apresentou durante o III Encontro Nacional da Advocacia do Sertão
O poeta repentista Ivanildo Vila Nova, co-autor da canção “Nordeste Independente”, que fez sucesso nas vozes de Elba e Zé Ramalho e virou uma espécie de “hino” dos que defendem a independência político-administrativa do Nordeste em relação ao restante do Brasil, se apresentou nesta quinta-feira (10) durante o III Encontro Nacional da Advocacia do Sertão, que está sendo realizado em Cajazeiras, para um público formado por diversos juristas do país, entre eles o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardoso.
Em entrevista à TV Diário do Sertão, o poeta falou sobre o período em que a canção, gravada pela primeira vez em 1979 por Elba Ramalho, ficou censurada pelo regime militar. Mas ao ser indagado sobre a possível independência do Nordeste, Ivanildo Vila Nova declarou que essa independência é apenas eleitoral, visto que a região Nordeste sempre teve tendências bem definidas de voto.
No entanto, segundo Vila Nova, embora atualmente o eleitorado nordestino pareça ser, na sua maioria, de esquerda, esse eleitorado é “conservador” e serve de “massa de manobra”, “mão de obra desqualificada” e “consumidor de produtos do Sudeste e Centro-Oeste”.
“Eu acho que independência existe no modo de ser tratado o Nordestino, que é tratado a nível de barata, como são os hispânicos nos Estados Unidos”, disse o poeta.
VEJA TAMBÉM
Em Cajazeiras, ex-ministro de Dilma prega união dos advogados contra intolerância e autoritarismo
“Já foi mais viável [a independência do Nordeste], mas hoje, depois que carregaram o algodão, o sisal, a cana de açúcar, a laranja, carregaram tudo que a gente tinha, desmontaram a malha ferroviária e politicamente há uma troca muito grande. Enquanto houver isso não vai haver essa independência. Teria sido possível até muito antes”, completa.
Redação DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário