Equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Santa Helena apresentará artigo em Fortaleza
O trabalho foi submetido a análise da Comissão Científica do VI Congresso Nacional de Educação
Buscando fortalecer o processo de implementação da Política Municipal de Educação em Tempo Integral, a Secretária da Educação professora Rosângela Tavares Dantas de Souza, juntamente com a equipe pedagógica, por meio de pesquisa realizada junto aos coordenadores e supervisores das Escolas de Ensino Fundamental I, produziram o artigo intitulado “ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: OS DESAFIOS DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA BUSCA PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PB”.
O artigo teve por finalidade apresentar as análises feitas sobre a perspectiva dos coordenadores e supervisores escolares da rede municipal de ensino de Santa Helena-PB a respeito da escola em tempo integral, a compreensão desses sujeitos sobre o conceito de educação integral, os principais desafios enfrentados na ampliação da jornada, bem como os benefícios dessa ampliação.
O trabalho foi submetido para análise da Comissão Científica do VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), sendo aceito sem ressalvas para apresentação na modalidade oral e publicação na revista eletrônica do evento. O VI CONEDU acontecerá na cidade de Fortaleza – CE, entre os dias 24 e 26 de outubro com a temática “Avaliação: Processos e Políticas”.
A implementação da Política Municipal de Educação em Tempo integral em Santa-Helena tem como objetivo principal contribuir para a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças, adolescentes que compõem o sistema municipal de ensino, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes, em seus aspectos: intelectual, social, físico e emocional, por meio de oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas.
A Política, ainda em processo de construção, vem sendo experienciada através da ampliação da jornada escolar de 04 para 07 horas diárias, nas quais são realizadas atividades de acompanhamento pedagógico dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, buscando assim, a melhoria do desempenho escolar e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Para consolidação da Política Municipal de Educação em Tempo integral, o Prefeito Emanuel Felipe Lucena Messias está buscando junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE a construção de uma escola com estrutura adequada para garantir a qualidade da ampliação da jornada escolar, contendo 12 salas, ginásio poliesportivo e com valor estimado em 4.126.331,22 reais.
Da assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário