Prefeitura de Bonito de Santa Fé realiza capacitação de prontuário eletrônico a profissionais de Saúde
Capacitação reuniu profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de consultório dentário, equipe do NASF e recepcionistas das UBS’s.
A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé realizou na manhã desta terça-feira (23), através da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação dos profissionais de Saúde para um melhor atendimento ao usar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A ferramenta, uma plataforma digital criada pelo Ministério da Saúde, possibilita o acompanhamento de todo o histórico do paciente e de como são investidas as verbas do SUS.
A capacitação, realizada na Câmara Municipal, ministrada pela enfermeira Érica Emengarda, reuniu profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de consultório dentário, equipe do NASF e recepcionistas das UBS’s.
De acordo com a enfermeira Érica Emengarda, o Prontuário Eletrônico do Cidadão melhora a qualidade do atendimento médico no município. “O PEC permite que os profissionais consultem o histórico do paciente, com informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações passadas, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da Atenção Básica para o Ministério da Saúde”, relatou.
Para o prefeito Chico Pereira, o PEC é um avanço no município. “O PEC é um grande avanço para a Atenção Básica do nosso município, pois através desse prontuário eletrônico o município tem qualidade da informação, sendo possível, de forma mais eficaz, fazer gestão da saúde”, ressaltou.
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O PEC do SUS é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS). Assim, o objetivo é informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.
De acordo com o Ministério de Saúde, entre os benefícios do sistema estão o acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações.
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