Voltará a chover nas regiões de Sousa e Cajazeiras ainda essa semana, afirma meteorologista
A massa de ar seco voltou a perder força sobre o semiárido, e a onda planetária de energia associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação 30 - 60 dias continua atuando sobre o Nordeste.
As regiões de Sousa e Cajazeiras, no sertão do estado, poderão ter chuva entre os dias 02 e 04 de dezembro, é o que afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.
A massa de ar seco voltou a perder força sobre o semiárido, e a onda planetária de energia associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação 30 – 60 dias continua atuando sobre o Nordeste.
As chuvas estão ocorrendo conforme previu o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira de forma isolada no Semiárido da Paraíba.
PREVISÕES
Conforme previsão realizada e divulgada dia 29 de outubro pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, colunista do Diário do Sertão, as chuvas isoladas no semiárido do Estado da Paraíba estão ocorrendo, caracterizando a fase de transição de normalidade para El Niño, que está em curso atualmente na região central do Oceano Pacífico Equatorial.
Conforme já frisado, não é sempre que o fenômeno climático e oceânico El Niño desfavorece a ocorrência de chuvas no interior do Nordeste, no final do ano e no mês de janeiro, muitas vezes com El Niño configurado ou num cenário de transição como o atual, eventos significativos de chuvas costumam ocorrer na região, devido a atuação de “Instabilidade Atmosférica” associada a atuação de Frentes Frias no sul da Bahia, Vórtices Ciclônicos de Ar Superior, juntamente com o aquecimento do Atlântico Sul na altura da costa leste da citada região, dentro do trimestre novembro, dezembro e janeiro que faz parte do período de pré- estação chuvosa do semiárido do setor norte do Nordeste.
+ Onda planetária de energia intensifica chuvas no sertão nos próximos dias, afirma Meteorologista
As chuvas isoladas em alguns momentos, e esparsas em outros que estão ocorrendo especificamente no interior da Paraíba desde o corrente dia 22 de novembro, têm a contribuição de umidade das Frentes Frias que estão atuando essa época no sul da Bahia.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário