header top bar

section content

Bebê de apenas 3 dias é picada cinco vezes por escorpião que foi achado no cordão umbilical no nordeste

Mãe conta que trocou roupa da filha três vezes antes dela ser levada para hospital, mas não viu o escorpião. Animal só foi encontrado quando menina passou por segunda avaliação médica.

Por Portal Diário com G1

19/09/2018 às 09h00 • atualizado em 19/09/2018 às 09h21

Bbebê ficou três dias internada (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma bebê recém-nascida baiana foi picada cinco vezes por um escorpião-amarelo e sobreviveu. Maria Sofia Silva Ferreira, tinha apenas 3 dias de vida quando foi atacada pelo animal, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

A menina nasceu no dia 3 de setembro. Dois dias depois, ela recebeu alta e foi para casa, no Conjunto Habitacional Campo Verde, no bairro Campinhos. O caso aconteceu no dia 6 de setembro.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a criança foi levada para um posto de saúde por familiares após apresentar aumento da frequência cardíaca, excesso de saliva e recusa alimentar.

Na unidade médica, Maria Sofia passou por uma triagem. Após ser atendida, ela foi encaminhada para o Hospital Municipal Esaú Matos. Ao examinar novamente a bebê, os médicos encontraram o animal. O escorpião estava preso no cordão umbilical da criança, escondido dentro da fralda.

“Na hora que a médica tirou a roupinha dela, ele estava em cima do cordão umbilical, que nem tinha caído ainda. Ninguém soube explicar como aconteceu isso. Porque antes dela ir para o hospital, eu troquei a roupinha dela três vezes e eu não vi. Ninguém viu. Nem a médica do posto viu. É uma coisa sem explicação. Só Deus para explicar”, contou a mãe da bebê, Fernanda Ferreira dos Santos, de 25 anos.

Escorpião foi tirado de cordão umbilical de bebê (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com o laudo médico da unidade de saúde onde a menina foi atendida pela segunda vez, foram aplicadas seis ampolas do soro antiescorpiônico na criança. Após passar três dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a menina teve alta, em 9 de setembro.

Do hospital, Maria Sofia, os pais e a irmã, de 7 anos, que nasceu sem parte do crânio, foram para a casa de uma tia da menina. Em entrevista, a mãe da bebê contou que a casa onde morava estava infestada por escorpiões e, por isso, não poderia voltar para lá.

A família ficará na casa da tia até se mudar para um novo imóvel. Segundo Fernanda, um empresário de Vitória da Conquista se comoveu com a história e doou 6 meses de aluguel para eles. Além disso, o homem também deu um emprego para o marido de Fernanda, que estava desempregado.

“Nem sei explicar, só agradecer a Deus pelo grande milagre que ele fez na vidinha dela e na minha pela segunda vez. São dois milagres na vida de minhas filhas. Os médicos não deram expectativa de vida para minha outra filha e hoje ela já tem 7 anos. Graças a Deus”, contou a dona de casa.

O escorpião que quase provocou a morte da menina saiu do hospital com ela e ficou com a família por alguns dias. Contudo, segundo Fernanda, a sogra dela levou o animal da casa.

“Eu mandei minha sogra levar para representar na igreja e, de lá, dar fim. Não queria ficar com esse animal dentro de casa”, disse.

Fonte: Portal Diário com G1 - https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2018/09/18/tres-dias-apos-nascer-bebe-e-picada-cinco-vezes-por-escorpiao-e-sobrevive-na-ba-animal-foi-achado-no-cordao-umbilical.ghtml

Recomendado pelo Google: