Ministério Público da Paraíba vai investigar suposto nepotismo na Prefeitura de Cajazeiras
Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de parentesco.
Foi divulgado nessa quarta-feira (31), no Diário Eletrônico do Ministério Público da Paraíba, a instauração de inquérito civil público para investigar suposta prática de nepotismo na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba.
+ Sindicalista aciona Ministério Público por atraso salarial de servidores da prefeitura de Cajazeiras
O prefeito da Terra do Padre Rolim, José Aldemir (PP) deverá prestar esclarecimentos à Justiça sobre o caso.
O procedimento foi instaurado na 4ª Promotoria de Justiça, que tem a frente Sarah Araújo Viana de Lucena, que deverá investigar o poder público municipal sobre empregos a parentes do gestor.
O outro lado
À redação do Diário do Sertão nesta quinta-feira (1), o secretário de Governo e Articulação Polícia da Prefeitura, José Anchieta César disse a prefeitura ainda não foi notificada sobre o assunto.
O que é?
Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. O fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da República e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário