Bernardino Batista inicia jornada do selo UNICEF e representantes do municio participam de capacitação
Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizou nessa terça feira (28) o 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020, para os municípios da Paraíba. Equipes do UNICEF e parceiros se reuniram em três municípios-polo com gestores públicos dos 169 municípios paraibanos participantes desta edição.
A secretária municipal de educação de Bernardino Batista, Josielma Nunes, articuladora do selo no município participou do evento, que foi realizado na Secretaria de Educação de Pombal, acompanhada da presidente do CMDCA Verônica Pereira e da presidente do Núcleo de cidadania dos adolescentes- NUCA, Jaine Amorim, juntamente com os representantes dos 61 municípios no polo de Pombal. O encontro contou com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens.
A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro.
O primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia a ser utilizada e do caminho a ser percorrido pelos municípios participantes em direção à certificação. A agenda incluiu ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas.
O Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas.
Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.
O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.
Assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário