Médico sousense mostra cirurgia que retirou tumor da cabeça de paciente acordado e sem sentir dor. VEJA
O procedimento médico durou aproximadamente seis horas e foi feito com sucesso.
Imagine que você está deitado em uma mesa na sala de operações de um hospital. Enquanto os cirurgiões removem um tumor do seu cérebro, você está acordado e consciente . Isso mesmo, nesta sexta-feira (22) um paciente de 45 anos ficou acordado durante um procedimento cirúrgico para retirada de um tumor na cabeça no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) em Minas Gerais.
A reportagem do Diário do Sertão conversou com o sousense Diogenes Soares, ele é médico residente em anestesiologia no hospital e afirmou que procedimento de alta complexidade chamado ‘awake craniotomy’ (cirurgia acordada, em português) é utilizada nos casos de remoção de tumores cerebrais.
Feita com o crânio aberto, a cirurgia é usada para a remoção de tumores cerebrais que estão próximos às áreas que controlam visão, linguagem e movimento do corpo. O procedimento médico durou aproximadamente seis horas e foi feito com sucesso.
“Como sou do Sertão, vim para buscar especialização e pretendo voltar ao sertão para desenvolver esse tipo de técnica em hospitais de Sousa, Cajazeiras, Patos e região”, disse Diógenes.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário