header top bar

section content

Chuvas que caíram no Sertão da Paraíba ainda não fazem muita diferença em grandes açudes, mas previsão da Aesa é otimista

A intensidade, frequência e duração das chuvas que estão caindo no Sertão da Paraíba confirmam as previsões do físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira

Por Jocivan Pinheiro

16/04/2017 às 16h04 • atualizado em 16/04/2017 às 16h08

Açude de Coremas recebe recarga após chuvas no Sertão da Paraíba (Foto: Iracema Batista)

A intensidade, frequência e duração das chuvas que estão caindo no Sertão da Paraíba confirmam as previsões realizadas em dezembro pelo físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, de que 2017 seria bom para encher barreiros e ruim para os maiores açudes que abastecem as cidades do semiárido da Paraíba.

De acordo com informações do técnico da Emater em Cajazeirinhas, Zildo Vicente, neste domingo de páscoa o açude de Coremas recebeu uma recarga de 6,15m. Isso significa que no dia 11 de fevereiro o açude estava na cota de 217,77 que corresponde a 14.240.883m³ de água, e neste domingo a cota está em 223,92, o que corresponde a 42.695.970m³ de água, ou seja, dessa forma, em 2017, o manancial teve uma recarga de 28.455.087m³ de água segundo a tabela da ANA e da AESA.

VEJA TAMBÉM: Chuva de mais de 200 milímetros no Sertão da Paraíba faz riacho transbordar e açude ficar próximo de sangrar

Para o estudioso Rodrigo Cézar Limeira, mesmo com o manancial recebendo água e devendo aumentar seu volume nos próximos dias, sua recarga não será de boa qualidade, tendo em vista que o consumo mensal do açude chega a atingir 16 milhões de m³ de água por mês.

Chuvas nesta semana

A meteorologista da Aesa Marle Bandeira disse que as chuvas que estão sendo registradas no Cariri e Sertão já eram esperadas, pois as regiões estão no período da estação de chuvas que deve durar até o fim desde mês ou início de maio. Já na região do Agreste o período de chuvas está começando e vai até o fim de junho.

Ainda de acordo com Marle Bandeira, a previsão é de chuva para os próximos dias. As chuvas mais fortes devem ocorrer entre o Cariri, Sertão e Alto Sertão no fim da tarde e durante a noite. A Aesa vai divulgar o relatório de chuvas nesta segunda-feira.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: