Prefeitura capacita servidores para diagnosticar tuberculose
A ação faz parte da descentralização laboratorial
Durante toda a semana, dois profissionais da Secretaria de Saúde do Município estão participando de uma capacitação no Laboratório Central (Lacen) do Estado para a realização do diagnóstico bacteriológico da tuberculose. A ação faz parte da descentralização laboratorial na identificação de casos de tuberculose, em que o Laboratório do Município e o Centro de Saúde de Mandacaru serão responsáveis pela realização dos exames no município de João Pessoa.
De acordo com a coordenadora do Lacen Municipal, Lúcia Cristina Corrêa Moura, com a descentralização, os usuários serão beneficiados, uma vez que o Centro de Saúde de Mandacaru também ficará responsável pela realização dos exames baciloscópicos na cidade. O Lacen fará a análise das amostras encaminhadas pelos Distritos Sanitários (DS) I, II e III, enquanto que o Centro de Mandacaru fará a análise dos DS IV e V.
“Desta forma, as Unidades de Saúde da Família, através das equipes de saúde, farão a coleta e encaminharão para os serviços referenciados para exame. Os resultados serão encaminhados de volta para as Unidades para serem entregues aos usuários, evitando que a população tenha de se deslocar para o Lacen para receber o exame” – explicou Lúcia Cristina.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário