header top bar

section content

Jeová quer viabilizar um Caps para o município de São José de Piranhas

Buscar sempre a saúde e o bem-estar dos paraibanos. Foi com esse propósito que o deputado Jeová Campos (PT) protocolou esta semana, junto à Assembléia Legislativa do Estado, o requerimento solicitando que o Governo do Estado a criação e instalação de um Centro de Atenção Psicossocial em Saúde Mental (Caps) no município de São José de Piranhas, no […]

Por

30/04/2008 às 19h13

Buscar sempre a saúde e o bem-estar dos paraibanos. Foi com esse propósito que o deputado Jeová Campos (PT) protocolou esta semana, junto à Assembléia Legislativa do Estado, o requerimento solicitando que o Governo do Estado a criação e instalação de um Centro de Atenção Psicossocial em Saúde Mental (Caps) no município de São José de Piranhas, no Alto Sertão paraibano.

Em sua justificativa para necessidade da implementação de uma unidade desse centro naquela localidade, o parlamentar petista destacou os freqüentes transtornos sofridos pelos portadores de doenças mentais que buscam esse tipo de atendimento, e também por seus respectivos familiares que os acompanham, tanto de São José de Piranhas quanto de outras cidades vizinhas, que têm que se deslocar para o Caps de Cajazeiras, aumento dessa forma, os gastos no orçamento municipal e expondo os pacientes aos riscos inerentes à viagem.

“Visando melhorar as condições de vida e de tratamento dos portadores de doenças mentais e de seus familiares, somos o clamor desse público atingido pela ausência dessa unidade, capitaneados pelo ilustre e competente promotor de Justiça local, Leonardo Cunha Lima de Oliveira, objetivando a celebração de parcerias entre o Estado e o Poder Púbico Municipal de São José de Piranhas e cidades vizinhas, a exemplo de Bonito de Santa Fé, Carrapateiras e Diamante. Portanto, esperamos agora que com esse apelo, a ‘Casa de Epitácio Pessoa’ não fique omissa desse pleito, e de outros investimentos na área da Saúde Pública do Alto Sertão paraibano”, enfatizou o deputado Jeová, que é líder do Partido dos Trabalhadores na AL.

Caps

O Caps tem como função prestar atendimento às pessoas com grave sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas, articulando-se, ainda, com a rede de básica de serviços da comunidade e favorecendo a reinserção delas a esse espaço. Com isso, o centro possibilita que os usuários voltem para casa todos os dias, evitando assim, a quebra nos laços familiares e sociais, fator bastante comum nas internações de longa duração. Além de que, o centro desenvolve ações intersetoriais – com a educação, trabalho, cultura, esporte, lazer, etc. – na busca da reinserção dos seus membros em todas as áreas da vida cotidiana.

O Caps ainda possui uma equipe multiprofissional – composta por psicólogo, psiquiatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, etc. – e oferece diversas atividades psicoterapêuticas, individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias, além de atividades comunitárias.

ASCOM

Tags:
Recomendado pelo Google: