Cajazeiras realiza neste sábado "Dia D" de Vacinação contra gripe
Este sábado é o ‘Dia D’ da Vacinação Contra a Gripe, em todo o País. Em Cajazeiras, a abertura oficial da campanha será feita pelo Prefeito Léo Abreu e pela secretária de Saúde,Raelza Borges, às 08h00, no Paço da Prefeitura Municipal. A meta é vacinar pelo menos 80% dos 6.200 idosos da cidade. A Secretaria […]
Este sábado é o ‘Dia D’ da Vacinação Contra a Gripe, em todo o País. Em Cajazeiras, a abertura oficial da campanha será feita pelo Prefeito Léo Abreu e pela secretária de Saúde,Raelza Borges, às 08h00, no Paço da Prefeitura Municipal.
A meta é vacinar pelo menos 80% dos 6.200 idosos da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu as doses da vacina com as 14 Unidades de Saúde da Familia do municipio, como também em 4 colégios na sede. Desde o início da semana, estão vacinando pessoas acima de 60 anos na zona rural. Segundo a Secretária, foram encontradas algumas dificuldades, em virtude das firtes chuvas que caem na região, dificultando assim o acesso há algumas localidades rurais.
“A vacina é a única forma segura e eficiente para se proteger contra a doença. A campanha começou no País em 1999 e, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, houve uma redução em torno de 50% nas internações hospitalares no Brasil, decorrentes de complicações de gripe”, destacou Raelza.
A vacina pode ser administrada em todas as pessoas na faixa etária dos 60 anos, exceto aquelas que tenham hipersensibilidade severa a ovo, à dose anterior da vacina ou algum de seus componentes.
A secretária explicou que a gripe causa uma queda da imunidade do organismo, facilitando as ocorrências de complicações, como pneumonias, enfisemas pulmonares e complicações por diabetes e cardiopatias. “Os idosos estão mais suscetíveis a essas complicações e, por isso, é importante ficar imunizado contra a gripe, lembrando que essas ocorrências podem levar à morte”, explicou.
Durante a abertura oficial da campanha, no passo da Prefeitura, será servido um café da manhã para os idosos e haverá apresentações culturais.
A campanha deverá se estender até que seja cumprida a meta estabelecida pela secretaria de saúde, que é de vacinar 6.200 idosos com a vacina.Os idosos que estejam impossibilitados em comparecer a uma Unidade de Saúde devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e agendar a visita de uma equipe para vacinação.
Em Cajazeiras a campanha conta com a adesão do Conselho Municipal do Idoso, que é presidido pelo Cabo Maciel, que tem realizado um trabalho buscando resgatar a alta estima de todos os idosos, com o acompanhamento contínuo.
JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário