header top bar

section content

Senador Vital busca usar a apicultura para erradicar pequenos agricultores da pobreza

Vital do Rêgo quer dar celeridade na implantação da Rota do Mel na Paraíba

Por

22/05/2013 às 14h13

Preocupado com a seca que assola a região Nordeste do Brasil, particularmente a nossa Paraíba que apresentou quedas vertiginosas na produção de mel neste ano, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) busca nesta quarta-feira (22), Dia do apicultor dar celeridade junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no projeto Rota do Mel que pretende investir cerca de R$ 20 milhões no incremento da produção de mel na região sertaneja.

Vital se articula com apoio de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e do ministro Fernando Bezerra (MIN) na inclusão dentro do menor período possível dos apicultores do Sertão paraibano no programa, já que são o público alvo do projeto.

O investimento será feito até dezembro, em oito estados. A ideia é transformar a região em rota do mel, beneficiando os agricultores com uma alternativa de geração de emprego e renda, principalmente durante o período da seca. Os recursos objetivam ações estruturantes da atividade, como a implantação de 15 unidades de beneficiamento de mel, além do fornecimento de kits de produção e capacitação de produtores rurais do Semiárido.

As ações fazem faz parte do plano Brasil sem Miséria, eixo de inclusão produtiva nas rotas de desenvolvimento, voltado para as famílias com renda per capita até R$ 70 mensal.

Para Vital do Rêgo, o incentivo visa a retirar os agricultores da situação de miséria. “Queremos tirá-los dessa situação de vulnerabilidade e dependência de bolsas sociais e incluirmos eles produtivamente”, disse.

Origem do Dia do Apicultor
O Dia do Apicultor é celebrado no dia 22 de maio porque é no mesmo dia de Santa Rita de Cássia, conhecida por ser padroeira do apicultores.

Outras ações
Vital que já obteve a garantia do seu pleito junto aos responsáveis pela a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de que as 93,4 mil famílias agricultoras do Semiárido em condição de pobreza extrema, que tem recebido sementes tenham acesso ao novo lote de 494 toneladas de sementes de milho, 381 toneladas de sementes de feijão-caupi e kits com nove sementes de hortaliças, destaca que a redução do mel produzido na Paraíba, chega a ser superior do previsto pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) para a maioria dos estados do Nordeste, que é de 70% em média.

Segundo Vital, a estratégia é apoiar essas famílias para superarem a condição de pobreza extrema por meio da inclusão produtiva, com a melhoria da renda obtida na produção agrícola a partir de sementes que resistam a doenças e pragas e adaptação às condições climáticas por meio da pesquisa da Embrapa em nossos diferentes biomas, além de fornecer alternativas como a produção migratória que deveria contar com o apoio da Secretaria de Agricultura  do Estado e dos programas sociais aos mais de 2 mil apicultores paraibanos e produtores bovinos e caprinos que estão sem pastos para seus rebanhos.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: