header top bar

section content

VÍDEO: Juíza paraibana afirma que responsabilidade no caso Hytalo Santos é de toda a sociedade

Durante a entrevista, Adriana Lins chamou atenção para o cenário de falta de empatia e de engajamento coletivo. Para ela, as pessoas estão mais dispostas a criticar do que a contribuir para soluções concretas

Por Luiz Adriano

15/08/2025 às 17h38

Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, a juíza Adriana Lins de Oliveira Bezerra, titular da 1ª Vara Mista da Comarca de Sapé, comentou sobre os Direitos da Criança e do Adolescente e abordou o caso envolvendo Hytalo Santos. A magistrada destacou que, embora não possa emitir um parecer específico sem conhecimento aprofundado dos fatos, a responsabilidade por situações como essa deve ser atribuída à sociedade como um todo.

“A responsabilidade é de toda a sociedade. Está previsto na Constituição, está previsto no Estatuto da Criança. Embora alguns agentes tenham o dever funcional de atuar, todas as pessoas que fazem parte daquela sociedade têm o dever social de agir, de provocar”, afirmou.

Durante a entrevista, Adriana Lins chamou atenção para o cenário de falta de empatia e de engajamento coletivo. Para ela, as pessoas estão mais dispostas a criticar do que a contribuir para soluções concretas.

“Estamos vivendo em um contexto social em que as pessoas não se importam de verdade. Querem comentar, criticar, apontar dedos, mas não querem cumprir com a sua responsabilidade. No momento de contribuir, de buscar uma solução, as pessoas se omitem. ‘Não é problema meu, não é filho meu’… Elas se escusam com justificativas, mas depois estão prontas para apontar o dedo”, disse.

A juíza ressaltou que a omissão generalizada e a falta de cuidado com o próximo — seja um vizinho ou alguém desconhecido — refletem um problema estrutural que precisa ser combatido.

“Se eu puder apontar uma responsabilidade, digo que é de todos nós. É da omissão de todos nós, é da falta de cuidado que temos hoje uns com os outros. A culpa é toda nossa, é de todos nós”, concluiu.

O caso Hytalo Santos gerou repercussão em todo o Brasil e reacendeu o debate sobre o papel social e legal na proteção de crianças e adolescentes.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM A JUÍZA ADRIANA LINS

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: