VÍDEO: Por que obras públicas no Brasil são tão caras? Engenheiro civil explica na coluna Diário de Obras
Fernando Figueiredo detalha por que licitações elevam os custos das obras, exigindo encargos e normas rígidas que encarecem construções públicas no país
Em sua participação nesta terça-feira (15) na coluna Diário de Obras, do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o engenheiro civil Fernando Figueiredo explicou por que as obras públicas no Brasil costumam ter um custo tão elevado, gerando a sensação de gastos excessivos.
Fernando compartilhou uma frase que ouviu de um professor de Gestão de Obras: “É o preço da democracia nas construções.” Segundo ele, enquanto comunidades conseguem construir pontes ou reformar escolas por valores muito abaixo dos orçados por prefeituras, as obras públicas precisam seguir normas rígidas de contratação e execução.
“Quando você faz uma licitação, precisa seguir requisitos legais. Por exemplo, se for instalar uma porta, você vai precisar de pedreiro, ajudante, marceneiro, instalador de ferragens, todos com carteira assinada, seguindo as normas. Quando coloca na planilha, soma os encargos sociais, que são em torno de 117%, e ainda acrescenta o lucro da empresa, o valor vai lá para cima”, detalhou.
LEIA TAMBÉM:
O engenheiro ressaltou que as leis brasileiras exigem das empresas o cumprimento de todas as obrigações trabalhistas, encargos sociais e requisitos de segurança do trabalho, o que impacta diretamente no orçamento final das obras. Caso contrário, as empresas podem sofrer penalidades graves em fiscalizações do Tribunal de Contas ou do Ministério do Trabalho, podendo até ser enquadradas em trabalho análogo à escravidão caso descumpram regras de segurança.
Questionado se há como reduzir esses custos, Fernando foi direto: “Só se as leis mudassem e flexibilizassem algumas exigências. Mas o Brasil entra naquela dicotomia: as leis não são cumpridas, e se as empresas fossem seguir rigorosamente, a verba nem daria para executar a obra.”
Para o engenheiro, o tema é alarmante e explica parte das dificuldades enfrentadas por estados e municípios na execução de obras públicas, além de ajudar a sociedade a compreender os custos e limitações do processo de licitação e execução de obras no país.
Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor universitário. Inscreva-se em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo ou acesse seu Instagram: @fernandofigueiredos.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário