VÍDEO EXCLUSIVO: Jornalista registra nuvem de poeira nos céus do interior de São Paulo: “imagem assustadora”
Pelo segundo dia consecutivo, várias cidades do interior de São Paulo têm sido tomadas por uma nuvem de fumaça, oriunda das queimadas em vários municípios em decorrência do clima seco no Estado
O jornalista Odair Cardoso fez registros neste sábado (24) de vários incêndios, intensa nuvem de poeira e ventos fortes na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo, distante 273 km da capital paulista. O profissional da imprensa gravou com exclusividade para a TV Diário do Sertão.
Os registros feitos pelo jornalista Odair Cardoso foram às 16h20 deste sábado (24). Ele mostra uma tempestade forte de poeira que cobre a cidade e ressalta que a fumaça se mistura com um vento frio. O profissional da imprensa registra também o sol escondido devido ao nevoeiro de poeira. “É sufocante o ar, o ar é sufocante. A imagem é assustadora”, disse Odair.
Em outro momento Odair mostra uma simpatia feita por uma pessoa que coloca um prato com uma vela no quintal de casa, apelando para a fé. “A pessoa reza, se pega na fé, porque realmente a situação é indescritível aqui no interior de São Paulo. Mudança climática, mudança no clima, tempestade de poeira, queimadas em todos os cantos em grandes proporções e o ar cada vez mais irrespirável”, pontua o jornalista ao acrescentar que “este é o novo normal” e que “é preciso tomar cuidado, pois a cada ano que passa a situação vai ficando cada vez mais pior”.
LEIA TAMBÉM:
QUEIMADAS
Pelo segundo dia consecutivo, várias cidades do interior de São Paulo têm sido tomadas por uma nuvem de fumaça, oriunda das queimadas em vários municípios em decorrência do clima seco no Estado.
Na última segunda-feira (19), a Defesa Civil havia emitido um alerta informando sobre risco elevado de incêndios florestais para 16 regiões do estado de São Paulo.
Neste sábado, o órgão informou que pelo menos 36 municípios ficaram em alerta máximo devido aos incêndios.
REGISTROS DE INTERNAUTAS
Várias cidades tiveram queimadas neste sábado e internautas fizeram registros nas redes sociais. Em alguns casos foram postadas fotos de animais que conseguiram escapar e outros que infelizmente morreram em meio à temperatura altíssima. Veja abaixo um bezerro que escapou por um milagre e um tatu que infelizmente morreu:
REVIRAVOLTA: Defesa Civil do Estado alerta para onda de frio
Totalmente oposto ao que está acontecendo, a Defesa Civil emitiu uma informação nessa sexta-feira (23) relatando que as temperatura devem cair significativamente a partir deste sábado (24), fazendo com que as mínimas cheguem aos 7°C na Região Metropolitana e 2°C na Região da Serra da Mantiqueira, local mais gelado deste período, com condições de geada. O frio deve permanecer até o início da próxima semana.
Isso ocorre porque uma frente fria que se forma no Sul do Brasil avançará pelo país e provocará pancadas de chuva em todo o Estado de São Paulo, porém, após este sistema meteorológico, a atuação de uma massa de ar fria derrubará as temperaturas, fazendo com que a sensação seja de frio, com condições para formação de geada em áreas de serra.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário