VÍDEO: Engenheiro Fernando Figueiredo explica os fatores que fazem obras públicas serem tão caras e demoradas
Segundo ele, o Brasil tem uma cultura de falta de planejamento e é esse o principal motivo no atraso da maioria das obras
No quadro Diário de Obras dessa semana, o engenheiro Fernando Figueiredo explicou quais os fatores que fazem obras públicas serem tão caras e demoradas.
“Um dos principais motivos é a forma como se é feito aqui no Brasil. No Brasil a gente acostumou fazer obras públicas de uma forma bizarra, quando a gente vai para parte legal, jurídica e também para parte técnica, isso se torna ainda mais horrível”, disse o engenheiro.
Segundo ele, o Brasil tem uma cultura de falta de planejamento e é esse o principal motivo no atraso das obras.
LEIA TAMBÉM:
“As obras não têm planejamento para se começar. Você não faz o projeto, pré-projeto, a análise documental, você pega verba e já inicia o quanto antes, esse é o maior problema que temos. Porque obras sem planejamento você sabe quando começa, mas não sabe como termina”, pontuou.
Fernando explicou ainda, quais são os fatores que fazem as obras públicas custarem tão caro. Segundo ele, “esse é o preço da democracia”, sendo um dos pilares da democracia a burocracia.
“Todo país democrático tem que ter a burocracia, justamente para a pessoa não acumular tanto poder, e essa burocracia é a chave dos preços dos custos serem tão altos”, ressaltou.
“Se você coloca corrupção, que é um fator que todos os brasieliros sabem que existe, e se coloca a falta de planejamento ai essa curva cresce exponencialmente no valor que uma obra fica”, completou.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário