Zika está com os dias contados no Brasil, afirma Organização Mundial de Saúde em entrevista
No Brasil, foram registrados mais de 1,0 milhão de casos de zika, Sem contar com a dengue e chicungunya
Nesta segunda-feira (25) a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que a epidemia de zika está com os dias contados no Brasil. A boa notícia é que há uma queda no número de casos, que provavelmente está relacionada ao fim do verão em todo o país.
“A epidemia está em uma fase descendente no Brasil”, afirmou Marie-Paule Kieny, subdiretora-geral da OMS, em uma entrevista coletiva de imprensa em Paris. “O mesmo acontece na Colômbia e Cabo Verde”, acrescentou.
Mas ainda se observou que é impossível saber no momento se haverá uma reativação desse vírus no futuro e uma propagação para outras áreas ainda não infectadas, ainda que os cientistas não esperem uma pandemia na Europa este ano.
Veja também:
? Locutora chega ao hospital de Cajazeiras com suspeita de Guillain Barré, após Zika
No Brasil, foram registrados mais de 1,0 milhão de casos de zika e o vírus se estendeu a muitos países da América Latina. Sem contar com a dengue e chicungunya.
No final de 2014, O vírus se espalhou pelo Brasil, Colômbia e Caribe por meio do mosquito Aedes aegypti, na maioria dos casos se provoca uma infecção benigna. Porém, se contraído durante a gravidez, o zika afeta o desenvolvimento do feto provocando microcefalia.
Ele também tem relação com problemas neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré, que provoca paralisia e até a morte.
De três a quatro milhões de casos de zika são esperados no continente americano. Até o momento, apenas alguns casos foram relatados na França e em seis países europeus, mas um aumento significativo no número de casos poderia ser observado em áreas do mundo ainda não atingidas pela epidemia, advertiu a OMS.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário