MEC antecipa fim do vestibular
Com o novo sistema os estudantes podem escolher onde cursar.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve anunciar nesta segunda-feira aos reitores de universidades federais que ainda este ano será aplicado o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com esse teste, o Ministério da Educação (MEC) pretende aposentar o vestibular. É o que mostra reportagem de Demetrio Weber, publicada na edição desta segunda-feira do jornal o Globo.
De acordo com a reportagem, o ministério já conta com a adesão de 35 das 55 instituições federais de ensino superior. Os reitores divergem, no entanto, sobre o ritmo de transição para o novo teste.
De um lado, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloisio Teixeira, disse ao GLOBO que espera ver o sistema em vigor na UFRJ já este ano. De outro, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Alfredo Júlio Fernandes Neto, defende uma transição de três anos.
O reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Júnior, lembra que os reitores não darão a palavra final. Isso porque esse tipo de decisão cabe aos conselhos internos, com representantes de diferentes departamentos, estudantes e funcionários.
Com o novo Enem, o MEC deseja que qualquer estudante brasileiro faça a prova e, de acordo com sua nota, tenha direito a uma vaga em universidades federais de todos os estados. Hoje, em geral, os vestibulares selecionam candidatos a uma única instituição. O novo modelo é inspirado no SAT (Scholastic Assessment Test), teste realizado nos Estados Unidos.
Fonte:oglobo
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário