header top bar

section content

Prefeitura de Aparecida avança no controle populacional de cães em situação de rua com programa de castração

A ação da gestão do prefeito João Neto representa um passo importante no controle populacional canino e na promoção do bem-estar animal

Por José Dias Neto

25/07/2025 às 16h54

Programa de controle populacional de animais, em Aparecida. Foto: Divulgação

A prefeitura de Aparecida, na região de Sousa, tem se destacado pela adoção de medidas eficazes no cuidado com animais em situação de rua. Um exemplo disso é o Programa de Castração, que já realizou a esterilização de mais de 50 cadelas no município. A ação representa um passo importante no controle populacional canino e na promoção do bem-estar animal.

De acordo com estimativas, a medida pode evitar o nascimento de mais de 500 filhotes por ano — número que se torna ainda mais expressivo ao se considerar as possíveis ninhadas das descendentes desses animais. Com isso, a gestão municipal contribui de forma significativa para a redução do número de animais abandonados nas ruas.

Além do impacto no controle populacional, a castração também atua na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como o Tumor Venéreo Transmissível (TVT), promovendo mais saúde e qualidade de vida para os animais. Indiretamente, a população também se beneficia, com a redução do risco de exposição a zoonoses.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o bem-estar animal e a implementação de políticas públicas eficazes, que visam tanto a causa animal quanto a saúde coletiva da população aparecidense.

Além disso, a castração previne doenças sexualmente transmissíveis, como o Tumor Venéreo Transmissível (TVT), promovendo mais saúde e qualidade de vida para os animais e redução da exposição à zoonoses para a população aparecidense:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: