VÍDEO: Teatro Ica de Cajazeiras completa 41 anos como um dos teatro mais importantes da Paraíba
O ator e produtor Cultural Jucinério Felix destaca a importância da casa de espetáculos para toda comunidade artística da região: "É uma referência para Paraíba, é um dos melhores teatros que nós temos"
O Teatro Íracles Brocos Pires (ICA), em Cajazeiras, completou 41 anos de fundação nesta segunda-feira, 26 de janeiro. Inaugurado em 1985, o equipamento é o primeiro teatro do Sertão paraibano e detém o título de maior casa de espetáculos do interior do estado, com uma área de 965,70 m², capacidade para 280 espectadores e infraestrutura moderna com plena acessibilidade.
Ramificação da Fundação de Cultura da Paraíba (Funesc), o teatro homenageia Íracles Pires, figura central nos movimentos culturais sertanejos até a década de 1970. Ao longo de quatro décadas, o espaço consolidou-se como um pilar de resistência artística, sendo fundamental para a projeção de talentos locais no cenário nacional, como os atores Marcélia Cartaxo, Thardelly Lima, Suzy Lopes, Buda Lira, Nanego Lira e muitos outros.
Em entrevista ao programa Olho Vivo, o ator e produtor cultural Junicério Felix ressaltou a importância do local para a classe artística.
LEIA TAMBÉM:
“Eu tenho muito orgulho de ter na minha cidade essa casa de espetáculos chamada Íracles Pires. Para nós é muito importante, porque a gente tem aonde mostrar o nosso trabalho. É uma referência para Paraíba, é um dos melhores teatros que nós temos na região”, afirmou o artista.
A celebração do aniversário foi marcada por uma programação diversificada, incluindo o espetáculo “Baile dos Cangaceiros”, da Cia Pisada do Sertão (Poço de José de Moura), e a peça “Oh! Terrinha boa”, protagonizada por Junicério Felix e Ricardo Lacerda nos papéis de Zé do Vale e Maria Calado.
Jucinério Felix também destacou a gestão da atual gerente operacional, Iza Nonato, parabenizando o trabalho de preservação e dinamismo que vem sendo conduzido à frente da instituição.
Com 41 anos de história, o ICA reafirma seu papel como o principal símbolo da efervescência cultural de Cajazeiras, garantindo que a produção artística do Alto Sertão continue a ter um palco de excelência para suas manifestações.
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário