header top bar

section content

VÍDEO: Sede da Patrulha Maria da Penha é instalada em Cajazeiras e já está em funcionamento

Neidinha Alves, representante da Marcha Mundial das Mulheres da cidade fala da importância da ferramenta para o combate à violência contra mulher na região

Por Priscila Tavares

22/08/2024 às 21h12 • atualizado em 22/08/2024 às 21h17

Nesta quarta-feira (21) a cidade de Cajazeiras e as mulheres da região ganharam um presente mais do que especial, a instalação da sede da Patrulha Maria da Penha.

O programa Olho Vivo desta quinta-feira (22) recebeu a professora e militante Neidinha Alves, representante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) de Cajazeiras, que esteve na cerimonia de inauguração e destacou a importância dessa ferramenta para o combate à violência contra mulher na região.

“A Patrulha Maria da Penha tem uma importância singular nesse processo de enfrentamento, proteção a vida das mulheres aqui na nossa região. Está dentro do rol de serviços que compõem a Lei Maria da Penha”, disse.

Cajazeiras é a 4ª cidade da Paraíba a implantar a patrulha. A pioneira foi João Pessoa, depois Campina Grande e a penúltima foi Guarabira.

Representantes da Marcha Mundial das Mulheres na inauguração da sede da Patrulha Maria da Penha (Foto: Arquivo pessoal)

Ela ressalta que na Lei Maria da Penha é previsto diversos equipamentos, assim como a medida protetiva para quando a vida da mulher está em risco iminente e que a Patrulha Maria da Penha garante que essa medida protetiva seja cumprida.

“A medida protetiva ela é fundamental, a denúncia é fundamental para garantir a sua segurança. Porque a partir do momento que essa denúncia está oficializada, se esse indivíduo ele quebra essa medida protetiva, ele vai ser encarcerado”, afirma a professora.

Neidinha relembrou a luta dos movimentos pela instalação da sede no sertão e destacou um dado importante que comprova que a Patrulha Maria da Penha funciona de verdade.

“Eu sou muito feliz com a Patrulha porque tem um dado muito importante dela. Durante os cinco anos de funcionamento desse programa aqui na Paraíba mais de 3 mil mulheres passaram ou ainda estão em acompanhamento pelo programa e nenhuma dessas mulheres morreu”, pontuou.

Sede da Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras (Fodo: Divulgação)

Patrulha Maria da Penha

O Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, referência no combate à violência contra a mulher, é uma ação do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e da Segurança Pública e da Defesa Social (SESDS), em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB).

A base do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha instalada em Cajazeiras já está funcionado e atende 28 municípios. Sousa, Aparecida, Cajazeirinhas, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Pombal, Santa Cruz, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis, Cajazeiras, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo, Uiraúna. A Patrulha Maria da Penha já está em 100 cidades da Paraíba, incluindo a região do Brejo, Grande João Pessoa e Campina Grande.

Veja fotos da inauguração da sede da Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: