header top bar

section content

VÍDEO: Lei que institui a Semana Estadual do Forró é sancionada no estado da Paraíba

A Lei de autoria dos deputados Tovar Correia e Eduardo Carneiro será comemorada na semana do dia 13 de dezembro, data do aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Por Priscila Tavares

23/01/2024 às 17h44

O forró é tradição em toda região Nordeste, e tem fortes raízes aqui na Paraíba, que a partir de agora ganha destaque no estado com a Lei 13.055/24 que institui a Semana Estadual do Forró.

A lei foi sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), da última sexta-feira (19).

De autoria dos deputados Tovar Correia Lima (PSDB) e Eduardo Carneiro (Solidariedade), a semana do dia 13 de dezembro será totalmente dedicada ao gênero musical.

Segundo o deputado Tovar, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá um papel fundamental com a promoção de sessões especiais, audiências públicas e muito mais, com a finalidade de promover a cultura através do forró e homenagear os artistas, sobretudo os regionais.

O dia 13 de dezembro foi escolhido para dar início a Semana Estadual do Forró, por se tratar do aniversário de nascimento do mais importante divulgador do gênero, o pernambucano Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Na data já é celebrado o Dia Nacional do Forró.

Na definição de Gonzagão, o forró é baile de ponta de rua, dentro da zona boêmia, de letra provocante e geralmente insultuosa, contando proezas e valentias.

A primeira gravação em disco, cujo título evidenciava a palavra forró como local de dança foi em 1949, por Luiz Gonzaga. Ele gravou o baião intitulado ‘Forró de Mané Vito’, dele em parceria com Zé Dantas, que mostravam muitas das características dos forrós.

A partir de agora todos os paraibanos terão uma semana inteira para comemorar o bom e velho forró.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: