Alerta: Aumentam casos de dengue em Sousa; agentes de saúde revelam que 16 bairros apresentam alto risco
Agentes de saúde do município vão realizar na próxima semana uma campanha contra a doença: “Dengue tem que acabar”
Um relatório realizado pela 10ª Regional de Saúde da cidade de Sousa aponta que 16 bairros apresentam alto risco de dengue. Agentes de saúde do município estão realizando campanha para alertar à população sobre o risco de epidemia.
De acordo com a diretora de planejamento da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Sousa, Ana Vitória Abrantes, o bairro Alto do Cruzeiro está com 46,9% das residências com foco do mosquito da dengue. “Como estamos passando por uma crise no abastecimento de água, as pessoas estão armazenado água em todo tipo de deposito aberto, podendo ocasionar focos da doença”, destacou.
Confira abaixo o levantamento do índice em porcentagem dos 16 bairros de alto risco de dengue:
Agentes de saúde do município vão realizar na próxima semana uma campanha contra a doença: “Dengue tem que acabar”. A campanha será desenvolvida nos 10 bairros com maior foco do mosquito.
Veja vídeo!
Saber quais são os sintomas da dengue é importante para diferencia-la de outras doenças como gripe, resfriado, malária ou meningite.
Sintomas da dengue
Os sintomas da dengue clássica surgem, em geral, três dias após a picada do mosquito da dengue. Os sintomas da dengue são:
*Cansaço extremo;
*Febre alta de 39 ou 40ºC;
*Dor de cabeça;
*Dor no fundo dos olhos;
*Dor em todo o corpo;
*Enjoo;
*Vômito;
*Dor abdominal;
*Mal estar;
*Pintinhas vermelhas na pele.
Se apresentar pelo menos dois ou três destes sintomas beba bastante líquido, não tome nenhum medicamento e vá ao posto médico mais próximo para o diagnóstico correto, pois pode ser dengue.
Os sintomas da dengue podem se manter por até sete dias, mas o cansaço e a fraqueza em geral, permanecem por mais 15 dias.
Sintomas da dengue hemorrágica
*Os sintomas da dengue hemorrágica surgem três dias após aqueles comuns da dengue clássica, e podem ser:
*Sangramento do nariz;
*Sangramento das gengivas,
*Urina com sangue;
*Olhos vermelhos;
*Palidez, pele fria e úmida;
*Vômito persistente;
*Agitação, sonolência, confusão mental.
Na dengue hemorrágica, ao 3º ou 4º dia, a febre alta diminui, a pressão cai, e surgem os sangramentos típicos da doença, que são mais comuns em indivíduos que já tiveram dengue antes.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário