VÍDEO: Descubra como superar as emoções negativas que causam dor e sofrimento, segundo a visão budista
O instrutor Dennys Girardi explica como treinar a mente para superar sentimentos como raiva, apego, orgulho, ciúmes e ignorância
Na coluna O Despertar Espiritual, o instrutor Dennys Girardi falou sobre as emoções negativas que causam carma e, com isso, dor e sofrimento ao longo da vida.
“Quando a gente fala sobre as emoções afetivas, aquilo que nos prende no sofrimento, no lugar em que nós estamos, basicamente, nós conhecemos, lidamos no dia-a-dia de forma até consciente com quatro delas. A primeira emoção afetiva que nos causa dor, sofrimento é o apego. É quando nós nos apaixonamos, quando nós desejamos, quando nós queremos muito ter algo e depois que temos, essa coisa de tentar manter”, disse.
Dennys explicou que, além do apego, existem outros sentimentos como raiva, orgulho, ciúme e a ignorância, que são a fonte do sofrimento humano e detalhou como acontece.
LEIA TAMBÉM:
Raiva
“Sempre que nós sentimos raiva, essa raiva tem origem na perda de algo que nos era caro ou até mesmo na possibilidade de perda, até mesmo da nossa autoimagem. Então, quando alguém nos xinga imediatamente surge a raiva. A raiva tem como ponto de partida a negação do apego, quando aquilo que nós somos apegados nos é tirado”.
Orgulho
“Quando nós desejamos algo e conseguimos, surge a terceira emoção afetiva: o orgulho. Como nós somos orgulhosos daquilo que nós conquistamos e como o orgulho dificulta nossa relação, nossa vida. Como o orgulho dificulta, por exemplo, um processo de reconciliação”.
Ciúmes
“O ciúmes é exatamente quando eu desejo algo, eu quero ter e não consigo ter, e o outro tem. Eu olho para o outro e tenho ciúmes, porque eu gostaria muito de ter aquilo que ele tem, ciúmes ou inveja”.
“Nós dizemos que são quatro emoções, mas uma é a raiz das quatro que é a ignorância. A ignorância surge exatamente no passo e no momento em que eu não reconheço o outro como igual a mim, ou ainda, gero uma dualidade entre eu e o outro”, completou.
Ele explicou ainda que quando é criada a premissa da diferença, surge a ideia de que um é melhor que o outro e assim se cria a separatividade e, segundo ele, ‘a heresia da separatividade gera todas as emoções afetivas’.
“Ela é a primeira, ela é a ignorância e faz com que, quando eu encontre algo diferente de mim, goste ou não goste, aquilo que eu gosto eu gero apego, aquilo que eu não gosto eu gero raiva e a relação entre apego e raiva geram as outras duas, o ciúme e a inveja”, pontuou.
Segundo Dennys, na visão budista as cinco emoções afetivas causam todo sofrimento vivido pela humanidade, e são elas que mantém o indivíduo no ciclo do renascimento e morte. O professor explicou como funciona o processo de superação da dor.
“A superação das emoções afetivas se dá com um processo de treinamento mental. Treinar a mente, não para não sentir raiva, porque ela será sentida, o apego será sentido, o orgulho será sentido, a inveja será sentida, mas nós treinamos a nossa mente para reconhecer a raiva que surge e não se tornar raiva, não seguir a raiva, não seguir o apego, mas se conectar diretamente com o nosso interior, com o nosso espaço sagrado”, ressaltou o professor.
Diário News
O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h.
Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:
– Local: Canal 03 – Netline HDTV
– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao
– Facebook: facebook.com/diariodosertao
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário