header top bar

section content

VÍDEO: Protesista desvenda mitos e verdades da prótese dentária e explica importância da reabilitação oral

Ricardo Braga é cirurgião dentista e protesista, atua em Cajazeiras e destacou a importância das próteses para funcionalidade, estética e autoestima do paciente

Por Priscila Tavares

06/07/2023 às 15h49 • atualizado em 06/07/2023 às 15h56

O cirurgião dentista e protesista Ricardo Braga desvendou mitos e verdades que cercam as próteses dentárias, explicou a importância delas para saúde estética e funcional e quais cuidados devem ser tomados.

Ricardo é natural da cidade de Sousa, mas reside em Cajazeiras desde 2003, tem o técnico em prótese dentária e é formado em Odontologia pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM). Ele contou que a confecção de próteses é uma profissão familiar e que seu pai também era protético.

“O protético é quem confecciona toda parte laboratorial, exemplo, você vai no dentista, uma placa de bruxismo, uma prótese ou qualquer outras coisa, dentista não confecciona, dentista fica responsável pela parte clínica, é responsabilidade do protético. O protesista é uma especialidade na odontologia, profissional técnico que tem o conhecimento da parte clínica; saber se o paciente está apto, qual a indicação, o diagnóstico para desenvolver um trabalho de qualidade”, disse Ricardo.

Ele explicou que a escolha da prótese é diretamente relacionada a particularidade de cada paciente, através de uma avaliação profissional ao qual indicará qual o melhor tratamento.

“A gente tem que indicar o correto, porque não é só colocar algo na boca do paciente, a prótese é muito além disso, a reabilitação oral é muito além disso. É um objeto que a gente vai colocar na cavidade bucal de uma pessoa, que vai interagir com músculos, com todo sistema neurológico, ossos da face, então é algo complexo e tem que ter uma boa indicação”, afirmou.

Ricardo falou sobre a acessibilidade para implantação de prótese e destacou a importância da reabilitação oral, que está diretamente ligada a estética e autoestima do paciente, assim como a funcionalidade.

“Nós devemos ter todos os dentes, porque cada grupo dentário; os da frente cortam, os posteriores trituram o alimento, bem triturado forma-se o bolo alimentar e a digestão já começa na boca. Quando está faltando os dentes esse bolo alimentar fica prejudicado, causa problemas estomacais, dores abdominais, gases e as vezes úlceras e gastrites”.

O dentista ensinou a forma correta de higienizar as próteses dentárias, falou se pode ou não dormir com a prótese na boca, quando ela deve ser trocada e os problemas que uma prótese mal adaptada pode trazer para o indivíduo.

“Pode ocorrer, por estar mal adaptada, o que a gente chama de estomatite protética, que é a inflamação de todo tecido gengival. O paciente começa sentir uma ardência na cavidade bucal, começa a machucar e é aí que nos procuram. Tem também, em virtude da má higienização a candidíase oral”, informou Ricardo.

O protesista desmentiu mitos da odontologia relacionados ao processo de clareamento, reforçou a importância do acompanhamento periódico com o profissional dentista, o uso de fio dental, uma boa escovação dos dentes e da língua e o uso de uma escova com cerdas macias. “Faça a escovação corretamente, faça o uso do fio dental que eu garanto que você não vai ter problema nenhum”, enfatizou.

Acompanhe o trabalho do cirurgião dentista pelo Instagram, @dr.ricardo_braga.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: