VÍDEO: Vendedores de bombinhas e fogos de artifício em Sousa opinam sobre leis e mostram novidades do ramo
Dona Francisca Gonçalves, com mais de 40 anos na profissão, e Radenio Abrantes, destacaram a importância da tradição e quais o produtos mais vendidos nessa época
No São João já é tradição ter fogueira, comidas típicas, muito forró e também as famosas bombinhas, chuvinhas e fogos de artifícios. Com muita cor e encanto, todos os anos os vendedores de ‘bombas juninas’ trazem novidades que fazem a alegria de adultos e crianças.
O repórter Bruno Rafael, da Rede Diário do Sertão, conversou com Francisca Gonçalves, de 72 anos, mais conhecida como dona Chiquinha. Ela vende os artigos há mais de 40 anos, e falou um pouco sobre essa profissão.
“Aqui é bom demais, eu me sinto feliz, eu vendo aqui e depois a gente vai para o campestre e assim a gente vai levando. Está meio fraco, mas quando for no dia; só vendo a adulto, não vendo a criança porque a gente aqui segue as regras de bombeiro, de tudo”, disse a aposentada.
LEIA TAMBÉM:
O Bazar da Chiquinha estar no parque Julia Beatriz, em Sousa, há 15 ano e ela afirmou que segue todas as normas de segurança. Chiquinha também explicou que vende de tudo para manter o sustento da família.
“Eu sou uma pessoa que vive de tudo. Eu vou para o Juazeiro, lá eu compro sandália, eu compro umas pimentas, uns arranjos, umas marmitas, vendo lá na esquina de Rosil. Quando é época de carnaval eu vou vender espuma, tinta, negócio de carnaval, São João é coisa de São João e assim eu vou seguindo”, falou dona Chiquinha.
A reportagem conversou também com Radenio Abrantes, de 33 anos. O empresário foi um dos representantes da classe em uma sessão que debateu sobre a Lei dos Fogos de Artifício.
“A lei fala que os fogos que estão proibidos, que na verdade, ainda não foi sancionada a lei, são os fogos de barulho, que tem um ato de explosão já bem mais avançado. Os fogos que a gente vende aqui, na noite de São João, são fogos tipo classe A, que são fogos destinados a parte da criança. O que envolve a criança e que a gente mais vende aqui é o classe A, classe B e classe C”, informou o empresário.
Radenio mostrou todas as novidades para 2023, com artigos que prometem muita cor para o São João e fez um convite para todos irem garantir as chuvinhas, bombas e fogos em sua barraca.
“As portas estão abertas para trazer seu filho aqui no dia 23 e ver, realmente a magia que é o São João. Não deixar morrer a tradição. Venham conferir, vamos festejar com segurança e a gente está aqui para orientar as crianças soltarem os fogos”, destacou.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário