header top bar

section content

VÍDEO: Especialista explica o que é o Melasma, os fatores de risco, prevenção e tratamento

Samara Vieira Lins inaugura nova clínica de estética em Cajazeiras, e debate sobre a dermatose que atinge cerca de 30% da população

Por Diário

24/01/2023 às 19h27 • atualizado em 24/01/2023 às 19h32


A especialista em Estética Avançada, Samara Vieira Lins, esteve ao vivo no programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, falando sobre Melasma os seus principais fatores de risco, as formas de prevenção e o tratamento.

Samara é especialista em Estética pelas faculdades Complitense de Madrid, na Espanha, e Fernando Pessoa, em Portugal, além de especialista em Estética Avançada pela faculdade Estácio de Sá. Professora do curso de pós graduação em Estética do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) e da Faculdade São Francisco em Cajazeiras.

A profissional explicou que o Melasma é uma dermatose causada por uma hiperatividade dos melanócitos, que são as células que produzem o pigmento da pele. Disse ainda que é uma condição congênita que atinge cerca de 30% da população, em sua maioria mulheres, que a dermatose causa hiperpigmentação (escurecimento no tom da pele) quando há uma longa exposição ao sol.

“Quando existe uma exposição prolongada ao sol esses melanócitos entendem que ali está existindo uma agressão e eles passam a produzir mais melanina, passam a produzir mais pigmento para defender o nosso corpo de uma possível queimadura, então nós podemos dizer que o Melasma é um sistema de autodefesa das nossas células que produzem os pigmentos que são os melanócitos”, explica a esteticista.

Samara fala que os principais fatores de risco para o Melasma são: em 90% dos casos a alta exposição ao sol, alterações hormonais como problemas de tireoide, gravidez, o uso de anticoncepcional e também o estresse. Destaca ainda que não existe cura para a condição, mas sim tratamento e prevenção.

Samara Vieira Lins, especialista em Estética Avançada (Foto: Diário do Sertão)

Entre as formas de prevenção ela aponta o uso do protetor solar como a principal forma de evitar as manchas, ressaltando a importância do retoque a cada 3 horas, a hidratação da pele do corpo e rosto e disse que sempre indica aos seus cliente a Vitamina C em sérum para o rosto com a porcentagem acima de 10%, um produto antioxidante que previne as manchas e o envelhecimento precoce da pele.

A especialista ressalta que por o Sertão ser uma região muito quente ela indica produtos com fatores de proteção solar acima de 50 e que tenha PPD, que segundo ela é uma proteção térmica que protege da refração solar. Ela também aconselha evitar tratamentos com ácidos e reforça “a indicação tem que ser feita por um profissional qualificado. Seu tratamento não serve para mim”.

“O Melasma não tem cura, ele tem controle. Eu sempre digo ‘depois que se faz o tratamento de Melasma você tem que usar o livro de cabeceira’ que é o produto que a gente passa para manutenção. Porque a gente mora num ambiente muito quente, numa região quente, a gente se expõe a outros fatores de risco como estresse, não é só o sol, e usando a manutenção depois de um tratamento desses o risco de efeito rebote é mínimo”, destaca Samara.

Por se tratar de uma condição que não tem cura a especialista indica sempre o uso do protetor solar em todos os ambientes, mesmo que não esteja em exposição direta ao sol.

Serviços

Samara Vieira Lins atua na área de estética desde 2013 e recentemente abriu uma nova unidade de sua clínica em Cajazeiras, a unidade sede fica na cidade de Sousa. No Instagram você pode acompanhar os principais serviços e ver o antes e depois dos tratamentos.

Em Cajazeiras: Clínica Samara Vieira Lins

Endereço: Rua Júlio Marque do Nascimento, centro de Cajazeiras.

Telefone: (83) 9 9997-9552

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: