VÍDEO: Pastor reflete sobre saúde mental na visão religiosa e diz que psicologia e fé não se anulam
Edivan Pinheiro, da Igreja Canaã em Cajazeiras, conversou sobre os pontos de vista da psicologia e da fé para a saúde mental neste mês de campanha do Setembro Amarelo
O programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, recebeu o pastor Edivan Pinheiro, da Igreja Canaã em Cajazeiras, que conversou sobre os pontos de vista da psicologia e da fé para a saúde mental neste mês de campanha do Setembro Amarelo.
Ele enfatiza que os extremos são constantemente vistos nos dias de hoje e avalia que “nem tudo é patológico e nem tudo é espiritual”.
Segundo Edivan, a alma fica em um ‘território efêmero e metafísico’ que transcende a linha do ‘animalismo’ e do instinto. A psicologia, por sua vez, “estuda para entender esses atalhos, para achar a raiz da problematização, para fazer a constatação e a partir dela identificar a resolução ou o melhor caminho para a mesma”.
LEIA TAMBÉM:
O pastor explica que a Bíblia tem a mesma vertente educativa, justamente por não mostrar homens perfeitos em sua história. Ele cita o exemplo de Elias, que fugiu para uma caverna, diante de uma suposta depressão, e Deus pede para ele sair daquele lugar e mudar a maneira de enxergar o mundo, ampliando os horizontes.
“Quando a gente vai entender o que a Bíblia fala sobre esses novos caminhos para melhorar nossa qualidade de vida, nossa psique, a gente entende que a psicologia não anula a fé nem a fé, a psicologia. O conhecimento raso do transcendente nos faz desacreditar, mas quanto mais profundamente olhamos as coisas criadas, mais testificamos que há um ser inteligente, glorioso, acima de nós, que criou todas essas coisas que podemos ver. Então, a ciência não anula a fé, nem a fé anula a ciência, uma sem a outra é pendente, as duas precisam andar alinhadas”, frisou.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário