header top bar

section content

VÍDEO: Ministro explica decisão de decretar o fim da Emergência, mas atenua que a pandemia não acabou

Marcelo Queiroga anunciou que irá decretar o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional provocada pela Covid-19 e decretada em 2020

Por José Dias Neto

18/04/2022 às 16h39 • atualizado em 18/04/2022 às 16h46

No último domingo (17), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou que irá decretar o fim da ESPIN (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional) provocada pelo coronavírus e decretada no dia 3 de fevereiro de 2020.

O país chegou a registrar 30.252.618 casos de contaminação com 661.960 mortes, de acordo com o último boletim divulgado no domingo.

O ministro justifica que a decisão foi tomada com base na quantidade de pessoas vacinadas, mas atenua que a pandemia não chegou ao fim.

Queiroga demonstrou solidariedade aos familiares das pessoas vitimadas pela doença e parabenizou os profissionais de saúde, além de ressaltar a necessidade de uma maior atenção ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliação na atenção primária.

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condição de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, a ESPIN. Nos próximos dias será editado um ato normativo disciplinando esta decisão”, disse Marcelo Queiroga.

“O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros em total respeito à Constituição Federal. Enfim, a saúde é direito de todos e um dever do Estado. Ninguém ficará para trás”, acrescentou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: