header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito de Triunfo faz prestação de contas e comemora 100 dias de gestão com inauguração de UBS

Espedito Filho falou de obras e serviços realizados no município e também dos apoios políticos para 2022.

Por Juliana Santos

29/04/2021 às 20h18 • atualizado em 29/04/2021 às 21h17

Espedito Filho (PP) prefeito da cidade de Triunfo, município da região de Cajazeiras no Sertão paraibano, detalhou o trabalho que está sendo feito nos primeiros 100 dias a frente do executivo municipal, que comemorou lançando uma revista com a prestação de contas e também com inauguração de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF).

O prefeito destacou como marco de sua gestão o resgate da autoestima da população. “Não tem obra tão importante quanto levarmos ao povo de Triunfo a sensação que podemos viver dias melhores, a partir de agora tem uma gestão que cuida de sua cidade e do nosso povo”, disse.

Problemas encontrados

Espedito filho assumiu a prefeitura da cidade de Triunfo em janeiro de 2021 e enfrentou diversos problemas como parcelamento de dívidas em torno de R$ 1 milhão com a empresa Energisa, pois os prédios públicos estavam com a energia cortada.

VEJA TAMBÉM

Luiz Claudino revela o que motivou rompimento com Zé Aldemir após pré-candidatura de Airton Pires

Também foi identificado três bloqueios da Receita Federal, por conta de dívidas com INSS de um montante de mais de R$ 1 milhão. ”Tivemos que fazer um parcelamento de dívida do INSS doas meses de maio e abril de 2020, devido a irresponsabilidade da gestão passada, conseguimos parcelar para que o município não sofra futuramente com novos bloqueios”, comentou.

Os próprios comerciantes da cidade desconfiavam da prefeitura e não forneciam mais nenhum produtos ou serviço por medo de não receber pela venda. “A prefeitura estava sem credibilidade os comerciantes não queriam fornecer nada, pois já tiveram muito prejuízos”, disse o prefeito.

De acordo com o gestor municipal a frota de veículos da prefeitura estava sem funcionar e para levar algum paciente para tratamento de saúde era preciso falar com prefeitos de cidades vizinhas. “Muitas vezes falei com os prefeitos de Poço de José de Moura, de Monte Horebe e de São João do Rio do Peixe para nos ajudar a levar os pacientes, pois não tínhamos veículos”, afirmou.

Servidores

Espedito Filho disse que também herdou da gestão passada salários dos servidores atrasados. Foi realizado um recadastramento de todos os funcionários e dede o início da gestão os subsídios são depositados dentro do mês trabalhado. Inclusive, nesta sexta-feira (30) serão pagos os valores do mês de abril.

Agricultura

O prefeito destacou que a primeira ação do seu governo foi ajudar os trabalhares das comunidades rurais do município, para isso foi feita a distribuição de sementes para o plantio. Também foi disponibilizado 1.883 horas do trabalho de trator para o corte de terra. O gestor falou também das máquinas que foram encontradas no município todas sem condições de uso. “A retroescavadeira estava com o motor aberto e foi levada a leilão. A moto niveladora não conseguimos nem ligar e encaminhamos para oficina, ao chegar iremos fazer alguns trabalhos de recuperação das estradas, além do carro pipa foi entregue sem pneu”, comentou.

Saúde

Na área da saúde o prefeito Espedito afirmou que não falta atendimento médico no município, que disponibiliza de cinco Unidades Básica de Saúde (UBS). Ele detalhou que as equipes estão trabalhando normalmente nas comunidades de Vila Mascena, Três Irmãos, também nos bairros Bela Vista, Teodulino Mangueira. E na comunidade Cajuí foi inaugurada mais uma UBS com todos os equipamentos novos. “Para essa Unidade do Cajuí vamos levar uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista”, contou.

Na cidade foi mantido o Centro de Diagnóstico da Covid-19, que funciona com recursos próprios com médico todos os dias. Também este em funcionamento o Centro Médico com disponibilidade de atendimento em consultas das 18h as 22h. “Essa é uma ação nunca vista na cidade de Triunfo, nunca se teve atendimento médico noturno, também tem são realizados durante os fins de semana pequenas cirurgias, além de atendimento de médicos especialistas de forma agendada”, disse.

Unidade Básica de Saúde de Cajuí. (Foto: Reprodução)

Assistência Social

Na Assistência Social, o prefeito de Triunfo destacou as entregas de mais de 600 cestas básicas as famílias carentes e também de frutas e verduras, por meio do Programa de Agricultura do Governo da Paraíba. Também foi realizada a reforma do prédio do Centro de Referência a Assistência Social e instalada sede próprio do município do Programa Bolsa Família.

CRAS foi reformado. (Foto: Divulgação)

Política

Durante o programa, teve a participação do ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, Airton Pires que está lançando sua pré-candidatura a deputado estadual para 2022. Airton parabenizou o trabalho de Espedito Filho a frente da prefeitura de Triunfo. “Tenho certeza que Espedito irá fazer uma grande gestão e o povo de Triunfo já conhece sua vontade de fazer pelo município e vamos atrás de recursos por meio dos deputados, senadores e do governador do Estado. Eu o encorajei Espedito, e pedi para ele dar essa contribuição ao povo de Triunfo”, disse o político.

Espedito Filho afirmou que Airton é um grande incentivador de uma nova política na região. “Todos conhecem o trabalho de Airton no administrativo e político e ele deu uma grande contribuição na nossa campanha sou grato pelo apoio e ele tem todo potencial de representar o Sertão na Assembleia Legislativa”.

O prefeito de Triunfo declarou apoio à candidatura de Ariton Pires. “A candidatura de Airton não atrapalha os outros candidatos, se ele tomar a decisão estou junto, já deixei isso bem claro, porque somos aliados políticos”, detalhou.

Indagado de como ficaria a relação política com o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), devido à confirmação do apoio a Airton Pires, Espedito disse que de sua parte, não muda nada. Airton sendo candidato seria mais uma baixa para a candidatura de Dra. Paula. “O prefeito José Aldemir sabe, pois falei para ele que Airton sendo candidato não posso negar o meu apoio, votamos Zé Aldemir a vida inteira. Temos um bom relacionamento e ele conhece meu compromisso político. Seguiremos com Airton Pires”, afirmou.

Espedito Filho, prefeito de Triunfo. (Foto: Repeodução)

O atual prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino também participou do programa Olho Vivo e parabenizou Espedito pelo trabalho. “Quero parabenizar pela forma que vem conduzindo o município e também o respeito que tem com os triunfenses”, declarou.

Espedito Filho também declarou o apoio ao governador João Azevêdo para reeleição em 2022. “Seguiremos junto a Luiz Claudino e Airton Pires e vamos apoiar João Azevêdo. Tenho certeza que o trabalho do governo chegará a Triunfo. Já temos agenda marcada para os próximos dias e levaremos a mensagem da cidade”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: