header top bar

section content

VÍDEO: Professor alerta que é necessário quase 40 milhões para despoluir o Açude Grande de Cajazeiras

De acordo com o membro do Fórum Açude Grande são depositados nas águas do manancial, dejetos humanos, também o chorume que tem um dos maiores índices de contaminação.

Por Juliana Santos

13/04/2021 às 21h07

Neste mês de abril, o Açude Grande localizado no município de Cajazeiras, Sertão paraibano, completa 105 anos. Mas os cajazeirenses poderiam ter algo mais a comemorar se não fosse a poluição do manancial.

O professor Aldo Moreira faz parte do Fórum Açude Grande movimento, que atua no trabalho de preservação das águas do açude, contou durante o programa Censura Livre da TV Diário do Sertão desta segunda-feira (12), que para despoluir o manancial seria preciso quase R$ 40 milhões.

De acordo com o professor, o Açude está totalmente degradado do ponto de vista ambiental. “Eu andei todo o entorno do Açude e constatei que 70% está com a planta Iguapé, que é uma vegetação invasora que demonstra o alto grau degradação existente naquele manancial”, detalhou.

VEJA TAMBÉM

No 1º passo para revitalizar, equipes iniciam demarcação de área de preservação do Açude Grande

São depositados nas águas do açude, dejetos humanos, também o chorume que é um dos maiores índices de contaminação que pode ser gerado em termo de agente poluente. Além de pesticidas, fungicidas atém uma pocilga. “O açude está pedindo socorro, ele está agonizando. Desde 2017, o Fórum está nessa luta do processo de revitalização e só para fazer um cinturão sanitário com três estações elevatórias com 25 mil metros de rede o custo disso vai a R$39 milhões, só para tirar o esgoto de dentro do manancial”, frisou.

Aldo Moreira, disse ainda que o processo de despoluição do Açude Grande é gigantesco, problemático e que precisa da comunidade, de agentes público e da imprensa.

De acordo com o professor, o Açude está totalmente degradado. (Foto: Reprodução)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: