Celebrações presenciais continuam suspensas temporariamente pela Diocese de Cajazeiras
A orientação foi direcionada a todas as Paróquias e Comunidades da região. A medida é para evitar a disseminação da Covid-19.
O Bispo Diocesano de Cajazeiras Dom Francisco de Sales divulgou nesta sexta-feira (12), nota oficial prorrogando até de 26 de março as celebrações com a presença de fieis. A orientação foi direcionada a todas as Paróquias e Comunidades da região. A medida é para evitar a disseminação da Covid-19 em consonância com o decreto estadual.
O documento também manteve o adiamento de casamentos e batizados para data oportuna e segura. Estabeleceu, ainda, que as Igrejas devem permanecer abertas para visitação e oração pessoal dos fiéis, além da continuidade da assistência prestada pelas Paróquias e sacerdotes, desde que todas as medidas sanitárias sejam devidamente respeitadas.
VEJA TAMBÉM
Ex-padre da Diocese de Cajazeiras pede orações para encontrar uma mulher para casar
Previsão de Reabertura
De acordo com o documento, após sua vigência, “onde se mostre possível o retorno seguro às celebrações com a presença de fiéis, ainda que com limitação de quantidade, cada Pároco ou Administrador Paroquial, ouvido o Conselho Pastoral Paroquial – CPP, avalie prudentemente e encaminhe ao Bispo Diocesano pedido de autorização para a reabertura das Igrejas de sua Paróquia para as celebrações presenciais, e, se autorizado, que sejam observadas em tudo as medidas de profilaxia e de distanciamento social”.
Nesse mesmo contexto, nas cidades que possuem mais de uma Paróquia, a possibilidade de retorno das celebrações presenciais deverá ser analisada em comum por todas as circunscrições.
Semana Santa
Para a Semana Santa e da Páscoa do Senhor, celebrada este ano de 28 de março (Domingo de Ramos) à 04 de abril (Domingo de Páscoa), a Diocese emitirá novas diretrizes e orientações litúrgicas.
Preocupação
Dom Francisco de Sales demonstra extrema preocupação com a atual situação pandêmica e pede o compromisso de todos no enfrentamento ao novo coronavírus: “Diante da instabilidade do momento presente, como pastor e pai, vimo-nos forçados, por dever de consciência, a adotar medidas difíceis e que nos angustiam, como a restrição temporária da participação presencial dos fieis na celebração dos sacramentos, sobretudo na Eucaristia. Diante disto, urge que todos nós, pastores e rebanho, tomemos consciência da gravidade das circunstâncias presentes e das responsabilidades que a cada um compete, sem nos evadirmos em arrazoados que em nada colaboram com a lúcida compreensão de nossa fé cristã e com a solução do drama no qual estamos imersos, enquanto membros de uma mesma família humana.”
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário