header top bar

section content

Morre aos 94 anos o ex-maestro uiraunense Expedito Capitão em Campina Grande

Expedito nasceu em Uiraúna em 18 de fevereiro de 1927. Foi músico e maestro da Orquestra Jesus, Maria e José.

Por Juliana Santos

15/02/2021 às 10h21

Expedito Capitão tinha 94 anos. (Foto: João Neto/ Uirauna.Net)

Faleceu nesse domingo (14) em Campina Grande, Agreste paraibano, aos 94 anos, o ex-maestro uiraunense da Orquestra Jesus, Maria e José da cidade de Uirauna, Expedito Gomes da Silveira, mais conhecido por Expedito Capitão.

Expedito nasceu em Uiraúna em 18 de fevereiro de 1927. Era o sétimo filho o casal Capitão Israel Gomes da Silveira e Dona Maria Fernandes da Silveira. O seu pai o Capitão Israel, figura ilustre potiguar, era tocador de fole e defensor das artes musicais.

Expedito Capitão iniciou sua carreira artística aos 11 anos tocando tarol na banda de música “Jesus, Maria e José”. Aos 15 anos, compôs uma valsa para sua mãe: ‘Valsa Maria Fernandes da Silveira’ .Depois foi maestro da banda, onde permaneceu na regência de 1952 a 1957, entregando a batuta em seguida ao seu irmão Dedé de Capitão.

VEJA TAMBÉM

Tecladista cajazeirense é transferido para Campina Grande após grave acidente de moto na BR 230

Também integrou a Orquestra de Capiba, famosa nos carnavais do Campinense Clube, em Campina. Fixou residência em 1957 na Rainha da Borborema. Nos anos 70, tornou-se membro da Filarmônica Epitácio Pessoa, onde permaneceu por cinco anos. Em seguida, assumiu a regência da Orquestra Campinense de Frevo, que animou carnavais na cidade.

Em Campina Grande ” a capital do trabalho” exerceu as profissões de alfaiate e comerciante.

O sepultamento do músico ocorre nesta segunda-feira (15), no Cemitério Monte Santo em Campina Grande.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: