header top bar

section content

Dom Francisco de Sales emite orientações para a celebração da Quarta-Feira de Cinzas em Cajazeiras

Não será permitida a distribuição de cinzas para que os fiéis levem para suas residências, evitando qualquer risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Por Juliana Santos

05/02/2021 às 21h45

Missa de Cinzas na Catedral de Cajazeiras. (Foto: Divulgação)

O Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales, emitiu na tarde dessa sexta-feira (05), as orientações para a celebração da Quarta-Feira de Cinzas desse ano.

O documento assume para a Diocese de Cajazeiras as indicações já emanadas pela Congregação Para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

De acordo com as orientações, as Paróquias e Comunidades deverão multiplicar o número de missas, possibilitando maior participação dos fiéis, todavia respeitando a capacidade de ocupação das igrejas já estabelecida pela Diocese.

VEJA TAMBÉM

Governador da Paraíba cancela ‘feriado’ de Carnaval devido a pandemia da Covid-19

Antes do início das celebrações, o sacerdote ou alguma outra pessoa devidamente esclarecida, deverá explicar e orientar os fiéis sobre a mudança no Rito de Imposição das Cinzas desse ano.

Após a benção das cinzas, a fórmula de imposição será proclamada uma única vez, podendo o celebrante unir as duas fórmulas presentes no Missal Romano – “Lembrai-vos que sois pó e ao pó retornarás” e “Convertei-vos e crede no Evangelho” – em uma só proclamação.

Para garantir o mínimo de contato físico entre o celebrante e os participantes, as cinzas não serão aplicadas na fronte, como de costume, “mas colocadas silenciosamente sobre a cabeça de cada fiel que, em seguida, recolhe-se em oração”, determina o documento.

Não será permitida a distribuição de cinzas para que os fiéis levem para suas residências, evitando qualquer risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Já com as cinzas abençoadas pelo sacerdote, os Ministros poderão celebrar o rito de imposição das cinzas na Celebração da Palavra nas comunidades, respeitando todas orientações litúrgicas prescritas pela Diocese.

Dom Francisco de Sales destaca que em razão do contexto de grande instabilidade no qual ainda estamos vivendo por conta da pandemia, realidade que demanda de todos um compromisso responsável de cuidado com a vida. “Não é permitido nem ao Sacerdote, nem aos fiéis modificar as normas contidas nestas orientações referentes ao Rito de Imposição das Cinzas”, pontuou.

Confira na íntegra o documento. Orientações-para-a-quarta-feira-de-Cinzas-2021-1

DIÁRIO DO SERTÃO com PASCOM DIOCESANA

Recomendado pelo Google: