header top bar

section content

VÍDEO: Secretário de Saúde da Paraíba afirma que retorno das aulas será gradativo e monitorado

"Alguns estados da federação, abriram e fecharam as escolas 4 vezes durante a pandemia, isso não ocorreu na Paraíba, em função do monitoramento e com os resultados do Inquérito Sorológico", disse o gestor.

Por Juliana Santos

02/02/2021 às 17h54

O governo do Estado da Paraíba apresentou nessa segunda-feira (1), o plano de retomada gradual das aulas presencias, com protocolos para evitar a transmissão do coronavírus. O documento foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e prevê, na primeira fase, a volta de 30% da capacidade de alunos de forma presencial e 70% no formato remoto das escolas públicas e privadas para o ensino infantil, anos iniciais do ensino fundamental e de cursos preparatórios para o dia 1º de março deste ano.

Na segunda fase adotará o modelo 50% ensino remoto e 50% de ensino presencial. Na terceira fase, o ensino será 30% remoto e 70% presencial. Já na quarta fase, será retomado o ensino100% presencial.

VEJA TAMBÉM

‘Plano de Educação’ da Paraíba prevê voltas as aulas de forma híbrida para escolas e universidade

De acordo com secretário de saúde, Geraldo Medeiros, o retorno as aulas presenciais será lento e monitorado. “Esse é um retorno lento que será analisado a cada 15 dias com a testagem de uma parcela da população para verificar se terá condições de ampliar o número de alunos para frequentar as aulas”, detalhou.

O secretário também frisou que a área da educação foi uma das maiores preocupações da Governo da Paraíba, no sentido da seguranças dos alunos, professores, funcionários e pais. “Alguns estados da federação, abriram e fecharam as escolas 4 vezes durante a pandemia, isso não ocorreu na Paraíba em função do monitoramento e com os resultados do Inquérito Sorológico que permitiu essa visão concreta de retorno lento e gradual”, disse Geraldo Medeiros.

Orientações sanitárias

Além do distanciamento social, a utilização de máscara e de álcool 70%, os alunos, as instituições de ensino deverão realizar mapeamento dos professores, técnico-administrativos, profissionais de apoio, estudantes e familiares que constituem grupos de risco para a Covid-19 e a alocação dos mesmos em atividades remotas.

Também deve ser feito o afastamento pelo período mínimo de 14 dias, do aluno ou funcionário que senti algum sintoma da Covid-19. As escolas deverão disponibilizar máscaras reutilizáveis para os profissionais e estudantes, bem como de itens para a assepsia e aferição de temperatura no perímetro interno da escola.

Deve ser fornecido material de higienização. (Foto: br.freepik.com)

A regras também para os veículos que transportam os alunos como a desinfecção periódica e assegurar as medidas de higiene e equipamentos de proteção necessários a estudantes e condutores, seguindo os protocolos sanitários.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: