Moradores de rua e famílias carentes foram beneficiadas com ações da Defensoria Pública de Sousa
População de rua, grupos de risco e adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas foram alguns dos beneficiados com as recomendações
O Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Paraíba na cidade de Sousa está comemorando bons resultados na defesa dos mais vulneráveis durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Já que o núcleo expediu uma série de recomendações aos órgãos competentes e ajuizou ações em benefício da população vulnerável da cidade e seu entorno.
De acordo com a defensora pública da comarca de Sousa, Iara Bonazzoli, foram expedidas recomendações em favor da população em situação de rua, para que a prefeitura adotasse medidas de acolhimento e higiene; em prol de estudantes e famílias hipossuficientes, para que continuem recebendo merenda durante a suspensão das aulas; e de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, que tiveram as guias revisadas e pedido de cumprimento das medidas em meio aberto deferidos.
De acordo com a Defensoria Pública, em Sousa, um ofício foi enviado ao Juízo da Vara de Execuções, e foi deferido, para que os estabelecimentos penais tomem medidas de prevenção e para que as penas em regime semiaberto e aberto sejam convertidas em domiciliar, a fim de reduzir a circulação de pessoas e os riscos de contaminação – inclusive dos agentes públicos.
VEJA MAIS:
VÍDEO: Trabalhador poderá sacar até R$ 1.045 após Governo Federal transferir PIS/Pasep para o FGTS
SUSPENSO CORTE DE ÁGUA
Por meio de liminar, a Defensoria Pública ainda conseguiu na Justiça que a concessionária de água de Sousa (Daesa) suspendesse os cortes de consumidores inadimplentes. A ação civil pública foi protocolada depois da concessionária ignorar a recomendação da Instituição.
ATENDIMENTOS
Além disso, o Núcleo de Sousa está realizando atendimentos de urgência via chat online, whatsapp e telefone. Estão incluídos na urgência pedidos de medicamentos, ações envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco e pessoas presas. “Nós também estamos analisando caso a caso a situação das pessoas presas que fazem parte do grupo de risco para eventuais pedidos de liberdade ou prisão domiciliar”, disse Bonazzoli.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário