header top bar

section content

Prefeitura de São José de Piranhas promove Dia D de vacinação contra o sarampo

Os pais levaram seus filhos para tomar a vacina tríplice viral no PSF 2 localizado no beco sem saída, mas a secretária Drª Neuma Cavalcanti de Figueiredo lembra que a campanha vai até o dia 25 deste mês de outubro

Por Redação Diário

23/10/2019 às 11h03

Prefeitura de São José de Piranhas promove Dia D de vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de São José de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desse sábado (19) o Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo para as crianças de seis meses até menores de cinco anos.

Os pais levaram seus filhos para tomar a vacina tríplice viral no PSF 2 localizado no beco sem saída, mas a secretária Drª Neuma Cavalcanti de Figueiredo lembra que a campanha vai até o dia 25 deste mês de outubro, nas salas de vacina no horário das 7h da manhã às 13h, de segunda a sexta.

A campanha de vacinação contra sarampo, que iniciou neste mês de outubro para menores de 5 anos, acontecerá de forma seletiva e terá três fases (outubro, novembro e a última em 2020), que ainda será detalhada pelo Ministério da Saúde.

Com isso será realizado um bloqueio seletivo de acordo com os casos notificados, portanto, a vacina é de suma importância para que as crianças fiquem protegidas. Não esquecer que os pais deverão levar a caderneta de vacinação até uma das salas de vacinas para que sejam avaliados e verificados se há ou não a necessidade de tomarem a vacina.

Até o momento São José de Piranhas ainda não teve nenhum caso da doença notificado.

Sarampo – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas com imunodeficiências.

ASCOM

Recomendado pelo Google: