header top bar

section content

Agora é oficial: Mês de agosto será dedicado ao aleitamento materno, na Paraíba

Projeto de lei de Júnior Araújo quer incentivar amamentação exclusiva até os seis meses de vida.

Por Portal Diário com Assessoria

17/10/2019 às 14h32

Deputado Júnior Araújo (AVANTE)

A amamentação nos primeiros anos de vida evitaria mais de 830 mil mortes por ano em todo mundo. Os dados constam em relatório da Unicef e da Organização Mundial da Saúde. O documento ainda faz alerta preocupante: apenas 39 por cento dos bebês brasileiros são alimentados com leite materno nos primeiros seis meses de vida – uma estatística que se repete na Paraíba.

Os números inspiraram o deputado estadual Júnior Araújo (Avante) a apresentar projeto de lei (PLO 842/19) que institui o Agosto Dourado, dedicado a estimular a amamentação em toda a rede pública de saúde da Paraíba.

“Os dados mostram que precisamos estimular esse debate, criando condições para o aumento das estatísticas de amamentação entre as paraibanas”, argumenta Júnior Araújo.

Ele acrescenta que é convênio, entre as instituições que atuam na área da saúde, sobre a importância da amamentação.

“Além dos valores inquestionáveis de nutrição, a amamentação também atua como fator imunológico, prevenindo doenças que podem ser fatais na primeira infância, como infeções respiratórias e alergias”, aponta o parlamentar.

Baixos investimentos x educação
O deputado observou que os gastos do país para incentivar a amamentação estão abaixo da média mundial – apenas U$ 1,0 por crianças. O que ampliaria a importância de iniciativas como o Agosto Dourado.

“Contra os baixos investimentos, a saída é educar a população”, avalia.

Ele antecipa que ao longo do mês dourado, os equipamentos de saúde irão criar ações de estímulo à amamentação.

“Vamos montar uma ampla programação para que a Paraíba seja exemplo positivo ao país”, resumiu.

Recomendado pelo Google: