header top bar

section content

Promotor estabelece regras para gestores e candidatos fazerem doações durante a epidemia em Cajazeiras

Está vedado o uso promocional em favor de agente público, candidato, partido ou coligação política, da distribuição gratuita de bens, serviços, valores ou benefícios

Por Jocivan Pinheiro

21/04/2020 às 18h47 • atualizado em 21/04/2020 às 19h00

Promotor define regras para distribuição gratuita de bens, serviços, valores ou benefícios em Cajazeiras

O promotor de justiça da 68ª Zona Eleitoral Alexandre José Irineu emitiu uma recomendação que estabelece diretrizes para fiscalização da legalidade eleitoral das medidas de enfrentamento à situação de emergência decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a recomendação, a distribuição gratuita à população de bens, serviços, valores ou benefícios por parte de gestores públicos (prefeitos, presidentes de Câmaras e procuradores municipais), bem como candidatos, partidos ou coligações políticas, diante da situação de emergência declarada após o surto do novo coronavírus, deve ser feita com prévia fixação de critérios objetivos (quantidade de pessoas a serem beneficiadas, renda familiar de referência para a concessão, dentre outros) e observação do princípio constitucional da impessoalidade.

É vedado o uso promocional em favor de agente público, candidato, partido ou coligação, da distribuição gratuita de bens, serviços, valores ou benefícios.

VEJA TAMBÉM

Advogado nega que prefeito de cidade da região de Sousa tenha sido cassado e esteja inelegível

O promotor recomenda ainda que deve ser comunicada ao órgão do Ministério Público Eleitoral, com atribuição perante o Município, com antecedência possível, mas com limite de cinco dias após a execução, a distribuição gratuita de bens, serviços, valores ou benefícios.

O não cumprimento das diretrizes poderá resultar em responsabilização dos agentes públicos nas penalidades eleitorais ou outras aplicáveis (veja aqui a recomendação completa).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: